FIC FACULDADE INTEGRADA CETE

Pré-natal odontológico: saiba o porquê de as gestantes serem acompanhadas por um cirurgião-dentista durante a gravidez

No Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março, a mestra em Ciências da Saúde, Letícia Ramos, professora do curso de graduação em Odontologia da Faculdade Integrada CETE – FIC Garanhuns, alerta para a importância do pré-natal odontológico, que consiste no acompanhamento da gestante por um cirurgião-dentista.

A especialista explica que esse acompanhamento se torna importante ao passo que a saúde geral tem início na boca e o período de gravidez provoca uma série de alterações no organismo, incluindo a cavidade oral. “O objetivo principal das consultas é garantir a saúde bucal da gestante, assim como educá-la para ter um bebê saudável”.

A dentista acrescenta que, durante o acompanhamento, são desmistificadas crenças e preocupações sobre a gravidez e o tratamento dentário. “Há ainda a conscientização sobre os principais problemas bucais, orientação sobre a importância do controle da placa e do uso de flúor e aconselhamento sobre amamentação e cuidados com a higiene bucal do bebê”.

Algumas doenças que podem estar presentes na boca, como o sangramento gengival e o tártaro, são capazes de realizar a liberação de toxinas que conseguem alcançar a placenta e induzir contrações uterinas e, consequentemente, o parto pré-maturo, como adverte a mestra. “Dessa forma, o pré-natal odontológico busca prevenir, diagnosticar e tratar esses problemas, evitando o comprometimento da gestação”.

Foto: depositphotos

Mais noticias