Enfermagem
Informações sobre o Curso
Curso: Enfermagem
Grau: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Matutino e Noturno
Regime Acadêmico: Semestral
Número de vagas anuais: 200 vagas anuais
Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.
Coordenadora do Curso: Prof.ª Esp. Lívia Rodrigues Castor Almeida
Na Faculdade Integrada CETE – FIC, o Curso de Enfermagem foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES, que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país, por meio de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Garanhuns e região.
Os objetivos gerais do Curso de Enfermagem da FIC são:
- Formar Enfermeiros dotados de conhecimentos teóricos e práticos pautados cientificamente, do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades;
- Buscar aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa;
- Desenvolver ações, pautadas na realidade social do indivíduo e da coletividade, na perspectiva da prevenção de doenças e recuperação da saúde dos cidadãos de Garanhuns e região;
- Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS;
- Exercer sua profissão, com autonomia, competência, interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo como cidadãos e como profissionais para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população do Agreste Meridional.
Os objetivos específicos do Curso são:
- Formar Enfermeiros com competências nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa, priorizando a promoção na saúde e a prevenção de doença;
- Compreender a enfermagem na condição de prática social, historicamente estruturada e socialmente articulada às demais disciplinas da saúde;
- Garantir um perfil profissional que contemple a detenção de conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a atender o perfil epidemiológico da região, compreendendo a realidade de saúde da população, suas condições de vida e os determinantes sociais do processo saúde-doença;
- Manter parceria entre ensino e serviço (assistência, pesquisa e extensão) através de estratégias de integração e metodologias reflexivas que possibilitem as capacidades de observação, juízo, decisão e transformação da prática;
- Estimular o questionamento e curiosidade do aluno pelo processo de produção de serviços, de saúde, de metodologias, de tecnologias e registro de patentes;
- Incentivar a educação continuada em saúde sob a forma de reciclagem em serviços, cursos de Pós-Graduação, núcleos de estudos por áreas de interesse;
- Fortalecer os programas voltados à de Saúde Coletiva, como o Programa de Saúde da Família e o próprio SUS, como modelo epidemiológico clínico, centrado no trabalho de equipe interdisciplinar, discutindo e/ou aprofundando o papel da Enfermagem;
- Promover a integração da ética, cidadania e compromisso social;
- Permitir o domínio dos métodos clínicos e epidemiológicos na abordagem dos problemas individuais e coletivos de saúde da população de Garanhuns e regiões circunvizinhas.
A formação do egresso em Enfermagem tem por objetivo dotar dos conhecimentos requeridos para o exercício:
- Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
- Incorporar a ciência do cuidar como instrumento de interpretação profissional;
- Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
- Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
- Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
- Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
- Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
- Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
- Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
- Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
- Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
- Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;
- Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde;
- Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
- Atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
- Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
- Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
- Coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;
- Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
- Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
- Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;
- Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
- Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
- Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
- Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
- Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;
- Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
- Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;
- Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
- Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;
- Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro; e
- Reconhecer o papel social do Enfermeiro para atuar em atividades da política e planejamento em saúde.
Diante dessas perspectivas de formação do Egresso, ressalta-se que na Faculdade FIC as ações e propostas estabelecidas são acompanhadas pela Coordenação, NDE do curso de Enfermagem e pelo CARREIRAS – Agência de Empregabilidade e de Apoio ao Aluno.
A Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho.
O curso de Bacharelado em Enfermagem conta com uma carga horária total de 4.030 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:
- 2.460 horas referentes às disciplinas teóricas e a disciplina de libras.
- 420 horas de Projetos de Extensão;
- 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
- 890 horas de Estágio Supervisionados I, II e III;
- 200 horas de Atividades Complementares;
Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada CETE – FIC:
1º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
1 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ANATOMIA HUMANA | 40 | 20 | 60 | |
BIOQUÍMICA HUMANA | 40 | 20 | 60 | |
CITOLOGIA E HISTOLOGIA | 40 | 20 | 60 | |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 30 | 0 | 30 | |
GENÉTICA HUMANA | 30 | 0 | 30 | |
SAÚDE COLETIVA | 40 | 20 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 220 | 80 | 300 | |
2º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
2 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ANATOMIA APLICADA À ENFERMAGEM | 20 | 10 | 30 | |
BIOESTATÍSTICA | 30 | 0 | 30 | |
BIOFÍSICA HUMANA | 30 | 0 | 30 | |
FISIOLOGIA HUMANA | 40 | 20 | 60 | |
EMBRIOLOGIA | 20 | 10 | 30 | |
METODOLOGIA DA CIÊNCIA | 30 | 0 | 30 | |
SEMIOLOGIA | 40 | 20 | 60 | |
BIOÉTICA | 30 | 0 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO I | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 240 | 120 | 360 | |
3º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
3 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
FARMACOLOGIA | 40 | 20 | 60 | |
PARASITOLOGIA | 20 | 10 | 30 | |
PATOLOGIA GERAL | 40 | 20 | 60 | |
SEMIOTÉCNICA | 30 | 30 | 60 | |
MICROBIOLOGIA | 20 | 10 | 30 | |
EPIDEMIOLOGIA | 30 | 0 | 30 | |
IMUNOLOGIA | 30 | 0 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO II | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 150 | 360 | |
|
| |||
4º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
4 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O CUIDADO | 30 | 0 | 30 | |
CONHECIMENTOS E MÉTODOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER I | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER II | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO RECÉM NASCIDO E CRIANÇA | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE | 20 | 10 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO III | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 150 | 360 | |
5º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
5 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO I | 40 | 20 | 60 | |
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO I | 20 | 10 | 30 | |
ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM | 30 | 0 | 30 | |
LIBRAS | 20 | 10 | 30 | |
DIREITO À SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
SAÚDE MENTAL E CUIDADO DE ENFERMAGEM EM PSIQUIATRIA | 40 | 20 | 60 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO IV | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 220 | 140 | 360 | |
6º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
6 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO II | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO II | 40 | 20 | 60 | |
PSICOLOGIA APLICADA AO CUIDADO | 40 | 20 | 60 | |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA | 30 | 0 | 30 | |
TÓPICOS INTEGRADORES | 0 | 60 | 60 | |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO V | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 180 | 180 | 360 | |
7º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
7 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA | 40 | 20 | 60 | |
CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO | 40 | 20 | 60 | |
ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA E DERMATOLOGIA | 20 | 10 | 30 | |
CUIDADO DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 40 | 20 | 60 | |
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) | 40 | 20 | 60 | |
SAÚDE DO TRABALHADOR | 30 | 0 | 30 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO VI | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 150 | 360 | |
8º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
8 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE A PESSOAS DE GRUPO POPULACIONAIS SOCIALMENTE DIVERSOS (LGBTQ+, POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENAS) | 40 | 20 | 60 | |
EMPREENDEDORISMO | 30 | 0 | 30 | |
MÉTODOS E TÉCNICAS DO ENSINO | 30 | 0 | 30 | |
SAÚDE COLETIVA – PROGRAMAS DE SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
GESTÃO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA | 30 | 0 | 30 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 0 | 160 | 160 | |
TÓPICOS INTEGRADORES II | 0 | 60 | 60 | |
PROJETOS DE EXTENSÃO VII | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 160 | 300 | 460 | |
9º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
9 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 30 | 0 | 30 | |
HEMATOLOGIA CLÍNICA | 40 | 20 | 60 | |
GESTÃO EM ENFERMAGEM | 40 | 20 | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 0 | 330 | 330 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 110 | 370 | 480 | |
10º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
10 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 0 | 400 | 400 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 30 | 0 | 30 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 200 | 200 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 30 | 600 | 630 | |
CH | DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS | 2.460 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 890 | |||
PROJETO DE EXTENSÃO | 420 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 | |||
TCC | 60 | |||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4.030 |
A organização do currículo obedece aos princípios de flexibilização, interdisciplinaridade, acessibilidade metodológica e compatibilidade de carga horária total, descritos ao longo deste documento.
A Faculdade Integrada CETE – FIC desenvolve a Extensão como função indissociável do ensino e da pesquisa, com o fim de ampliar conhecimento, dessa forma, trabalha com duas extensões na área de saúde:
- O Projeto de Extensão CICATRIZE, que tem como proposta o atendimento de pacientes portadores de lesões agudas e crônicas no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS-FIC) concomitantemente serão realizados estudos a partir dos casos atendidos.
- O Projeto de Extensão Passaporte Farmacêutico visa buscar disseminar o conhecimento sobre a profissão farmacêutica entre os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio e na Comunidade em geral, desmistificar à química entre os estudantes do Ensino Médio, realizar grupos de discussões, palestras e ações, visando aprimorar o conhecimento sobre a importância do farmacêutico e da profissão.
- O Projeto de Extensão Desmistificando e Biotecnologia visa a popularização de tecnologias aplicadas a saúde, partindo de informação em linguagem acessível. As atividades desenvolvidas incluem postagens de assuntos da atualidade em rede social esclarecendo a aplicação de técnicas de forma didática, além da promoção de palestras e eventos na área.
- O Projeto de Extensão Saber Gestar é um projeto voltado a educação em saúde durante o período gestacional, repassando as mães temáticas diversas como aleitamento materno, vias de parto e infecções sexualmente transmissíveis. Visa educar mulheres para viver a maternidade da melhor forma, e sobretudo, com conhecimento.
- O Projeto de Extensão em Semiologia de Enfermagem que objetiva a realização de reuniões periódicas para ampliar o conhecimento envolvendo a semiologia clínica. Ao longo do funcionamento do projeto o conteúdo programático será complementado com a resolução dos casos clínicos atuais. Além de propiciar práticas de observação junto aos extensionistas e profissionais de enfermagem. Estão presentes nesse projeto apenas os alunos de Enfermagem da Faculdade FIC.
Ana Raquel Carmo de Lima – Doutora
Anderson Batista da Silva– Mestre
Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutora
Barbara Maria Lopes da Silva Brandao – Mestre
Belarmino Santos de Sousa Junior – Doutor
Danielle Belmira Ferraz Figueiredo Torres – Mestre
Eloisa Neves Almeida Pimentel – Mestre
Ernando Gouveia Lima Filho – Mestre
Franklin Da Silva Tenorio – Especialista
Gesika Maria Da Silva – Doutora
Isabella Medeiros De Oliveira Magalhaes – Doutora
Isaneli Batista Dos Santos – Doutora
Jaime Dativo De Medeiros – Doutor
Jessica Vasconcelos De Lacerda – Mestre
Josival Emanuel Ferreira Alves – Doutor
Julianne Milenna Padilha Rolim – Mestre
Livia Rodrigues Castor – Especialista
Maira De Vasconcelos Lima – Doutora
Luciana De Lima Lemos – Mestre
Luiz Ricardo Eloy De Lima – Mestre
Maria Regina De Oliveira Silva – Mestre
Mayara Leticia De Souza – Especialista
Natally Dos Santos Silva – Mestre
Patricia Ivanca De Espindola Goncalves – Mestre
Rafaela Figueiredo Da Costa Bezerra – Especialista
Raphaela Almeida Melo – Especialista
Tiago Da Silva Araujo – Mestre
Prof.ª Esp. Lívia Rodrigues Castor Almeida
A professora Lívia Rodrigues Castor Almeida é Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Mestranda em Ciências da Saúde e Desenvolvimento Socioambiental-UPE e Docente Universitária em Saúde Mental e Cuidados de Enfermagem em Psiquiatria; Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem na Faculdade FIC.
A coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Lívia Rodrigues Castor Almeida, desenvolve atividades acadêmicas relacionadas à gestão do Projeto Pedagógico do Curso, em parceria com o NDE do Curso. Preside o Colegiado do Curso e o NDE.
O NDE do curso de Enfermagem é composto pelos seguintes membros:
Lívia Rodrigues Castor Almeida (Coordenadora), Especialista, Tempo Integral;
Andreza Raquel Barbosa de Farias (Docente), Doutora, Tempo Integral;
Belarmino Santos de Sousa Júnior (Docente), Doutor, Tempo Parcial;
Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães (Docente), Doutora, Tempo Parcial;
Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão (Docente), Mestre, Tempo Integral.
Periódicos do curso de Enfermagem da Faculdade Integrada CETE – FIC
- Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental – Link disponível
- Revista Ciência & Saúde Coletiva – Link disponível
- Ciência, Cuidado e Saúde – Link disponível
- Saúde em Debate – Link disponível
- Pensar a Prática – Link disponível
- Revista Latino-Americana de Enfermagem – Link disponível
- Acta Paulista de Enfermagem – Link disponível
- Revista da Escola de Enfermagem da USP (ONLINE) – Link disponível
- Revista Brasileira de Enfermagem – Link disponível
- Revista de Saúde Pública (ONLINE) – Link disponível
- Revista Gaúcha de Enfermagem – Link disponível
- Texto & Contexto Enfermagem – Link disponível
- Cogitare Enfermagem – Link disponível
- Cadernos Saúde Coletiva – Link disponível
- CAPES – Link disponível
Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação à aquisição de novos títulos, atualizações de periódicos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.