FIC FACULDADE INTEGRADA CETE

Conheça nossos cursos de graduação

Enfermagem

Informações sobre o Curso

Curso: Enfermagem

Grau: Bacharelado 

Modalidade: Presencial 

Turno de funcionamento: Matutino e Noturno

Regime Acadêmico: Semestral

Número de vagas anuais: 200 vagas anuais

Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.

 

Coordenadora do Curso: Prof.ª Esp. Lívia Rodrigues Castor Almeida

 

Portaria de Criação do Curso

Na Faculdade Integrada CETE – FIC, o Curso de Enfermagem foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES, que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país, por meio de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Garanhuns e região.

 

Os objetivos gerais do Curso de Enfermagem da FIC são:

 

  • Formar Enfermeiros dotados de conhecimentos teóricos e práticos pautados cientificamente, do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades;
  • Buscar aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa;
  • Desenvolver ações, pautadas na realidade social do indivíduo e da coletividade, na perspectiva da prevenção de doenças e recuperação da saúde dos cidadãos de Garanhuns e região;
  • Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS; 
  • Exercer sua profissão, com autonomia, competência, interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo como cidadãos e como profissionais para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população do Agreste Meridional.

 

Os objetivos específicos do Curso são:

  • Formar Enfermeiros com competências nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa, priorizando a promoção na saúde e a prevenção de doença; 
  • Compreender a enfermagem na condição de prática social, historicamente estruturada e socialmente articulada às demais disciplinas da saúde; 
  • Garantir um perfil profissional que contemple a detenção de conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a atender o perfil epidemiológico da região, compreendendo a realidade de saúde da população, suas condições de vida e os determinantes sociais do processo saúde-doença; 
  • Manter parceria entre ensino e serviço (assistência, pesquisa e extensão) através de estratégias de integração e metodologias reflexivas que possibilitem as capacidades de observação, juízo, decisão e transformação da prática; 
  • Estimular o questionamento e curiosidade do aluno pelo processo de produção de serviços, de saúde, de metodologias, de tecnologias e registro de patentes; 
  • Incentivar a educação continuada em saúde sob a forma de reciclagem em serviços, cursos de Pós-Graduação, núcleos de estudos por áreas de interesse; 
  • Fortalecer os programas voltados à de Saúde Coletiva, como o Programa de Saúde da Família e o próprio SUS, como modelo epidemiológico clínico, centrado no trabalho de equipe interdisciplinar, discutindo e/ou aprofundando o papel da Enfermagem; 
  • Promover a integração da ética, cidadania e compromisso social; 
  • Permitir o domínio dos métodos clínicos e epidemiológicos na abordagem dos problemas individuais e coletivos de saúde da população de Garanhuns e regiões circunvizinhas. 

A formação do egresso em Enfermagem tem por objetivo dotar dos conhecimentos requeridos para o exercício:

  • Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
  • Incorporar a ciência do cuidar como instrumento de interpretação profissional;
  • Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
  • Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
  • Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
  • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
  • Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
  • Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
  • Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
  • Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
  • Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;
  • Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde;
  • Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
  • Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
  • Atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
  • Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
  • Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
  • Coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;
  • Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
  • Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
  • Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;
  • Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
  • Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
  • Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
  • Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
  • Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;
  • Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
  • Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;
  • Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
  • Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;
  • Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro; e
  • Reconhecer o papel social do Enfermeiro para atuar em atividades da política e planejamento em saúde.

 

Diante dessas perspectivas de formação do Egresso, ressalta-se que na Faculdade FIC as ações e propostas estabelecidas são acompanhadas pela Coordenação, NDE do curso de Enfermagem e pelo CARREIRAS – Agência de Empregabilidade e de Apoio ao Aluno. 

A Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho. 

O curso de Bacharelado em Enfermagem conta com uma carga horária total de 4.030 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:

 

  • 2.460 horas referentes às disciplinas teóricas e a disciplina de libras. 
  • 420 horas de Projetos de Extensão;
  • 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
  • 890 horas de Estágio Supervisionados I, II e III;
  • 200 horas de Atividades Complementares; 

Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada CETE – FIC:

 

1º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

1

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ANATOMIA HUMANA

40

20

60

BIOQUÍMICA HUMANA

40

20

60

CITOLOGIA E HISTOLOGIA

40

20

60

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

30

 0

30

GENÉTICA HUMANA

30

 0

30

SAÚDE COLETIVA

40

20

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

220

80

300

     
 

2º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

2

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ANATOMIA APLICADA À ENFERMAGEM

20

10

30

BIOESTATÍSTICA

30

0

30

BIOFÍSICA HUMANA

30

0

30

FISIOLOGIA HUMANA

40

20

60

EMBRIOLOGIA

20

10

30

METODOLOGIA DA CIÊNCIA

30

0

30

SEMIOLOGIA

40

20

60

BIOÉTICA

30

0

30

PROJETOS DE EXTENSÃO I

 0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

240

120

360

 





 



 
 

3º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

3

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

FARMACOLOGIA

40

20

60

PARASITOLOGIA

20

10

30

PATOLOGIA GERAL

40

20

60

SEMIOTÉCNICA

30

30

60

MICROBIOLOGIA

20

10 

30

EPIDEMIOLOGIA

30

0

30

IMUNOLOGIA

30

0

30

PROJETOS DE EXTENSÃO II

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210

150

360

 

 

 

 

4º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

4

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O CUIDADO

30

30

CONHECIMENTOS E MÉTODOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM

40

20

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER I

40

20

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER II

40

20

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO RECÉM NASCIDO E CRIANÇA

40

20

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE

20

10

30

PROJETOS DE EXTENSÃO III

0

60 

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210

150

360

     
 

5º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

5

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO I

40

20

60

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

40

20

60

CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO I

20

10

30

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM

30

 0

30

LIBRAS

20

10

30

DIREITO À SAÚDE

30

30

SAÚDE MENTAL E CUIDADO DE ENFERMAGEM EM PSIQUIATRIA

40

20

60

PROJETOS DE EXTENSÃO IV

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

220

140

360

  




  
 

6º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

6

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO II

40

20

60

CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO II

40

20

60

PSICOLOGIA APLICADA AO CUIDADO

40

20

60

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA 

30

 0

30

TÓPICOS INTEGRADORES

60

60

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

30

 0

30

PROJETOS DE EXTENSÃO V

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

180

180

360

  



  
 

7º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

7

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

40

20

60

CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO

40

20

60

ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA E DERMATOLOGIA

20

10

30

CUIDADO DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

40

20

60

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

40

20

60

SAÚDE DO TRABALHADOR

30

 0

30

PROJETOS DE EXTENSÃO VI

 0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210

150

360

     
 

8º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

8

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE A PESSOAS DE GRUPO POPULACIONAIS SOCIALMENTE DIVERSOS (LGBTQ+, POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENAS)

40

20

60

EMPREENDEDORISMO

30

 0

30

MÉTODOS E TÉCNICAS DO ENSINO

30

30

SAÚDE COLETIVA – PROGRAMAS DE SAÚDE

30

30

GESTÃO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

30

30

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

0

160

160

TÓPICOS INTEGRADORES II

60

60

PROJETOS DE EXTENSÃO VII

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

160

300

460

     
 

9º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

9

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

30

0

30

HEMATOLOGIA CLÍNICA

40

20

60

GESTÃO EM ENFERMAGEM

40

20

60

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

0

330

330

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

110

370

480

     
 

10º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

10

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

0

400

400

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

30

0

30

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

0

200

200

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

30

600

630

     

CH

DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS

2.460

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

890

PROJETO DE EXTENSÃO

420

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200

TCC 

60

CARGA HORÁRIA TOTAL

4.030



A organização do currículo obedece aos princípios de flexibilização, interdisciplinaridade, acessibilidade metodológica e compatibilidade de carga horária total, descritos ao longo deste documento. 

A Faculdade Integrada CETE – FIC desenvolve a Extensão como função indissociável do ensino e da pesquisa, com o fim de ampliar conhecimento, dessa forma, trabalha com duas extensões na área de saúde:

  • O Projeto de Extensão CICATRIZE, que tem como proposta o atendimento de pacientes portadores de lesões agudas e crônicas no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS-FIC) concomitantemente serão realizados estudos a partir dos casos atendidos.
  • O Projeto de Extensão Passaporte Farmacêutico visa buscar disseminar o conhecimento sobre a profissão farmacêutica entre os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio e na Comunidade em geral, desmistificar à química entre os estudantes do Ensino Médio, realizar grupos de discussões, palestras e ações, visando aprimorar o conhecimento sobre a importância do farmacêutico e da profissão.
  • O Projeto de Extensão Desmistificando e Biotecnologia visa a popularização de tecnologias aplicadas a saúde, partindo de informação em linguagem acessível. As atividades desenvolvidas incluem postagens de assuntos da atualidade em rede social esclarecendo a aplicação de técnicas de forma didática, além da promoção de palestras e eventos na área.
  • O Projeto de Extensão Saber Gestar é um projeto voltado a educação em saúde durante o período gestacional, repassando as mães temáticas diversas como aleitamento materno, vias de parto e infecções sexualmente transmissíveis. Visa educar mulheres para viver a maternidade da melhor forma, e sobretudo, com conhecimento.
  • O Projeto de Extensão em Semiologia de Enfermagem que objetiva a realização de reuniões periódicas para ampliar o conhecimento envolvendo a semiologia clínica. Ao longo do funcionamento do projeto o conteúdo programático será complementado com a resolução dos casos clínicos atuais. Além de propiciar práticas de observação junto aos extensionistas e profissionais de enfermagem. Estão presentes nesse projeto apenas os alunos de Enfermagem da Faculdade FIC.

Ana Raquel Carmo de Lima – Doutora

Anderson Batista da Silva– Mestre

Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutora

Barbara Maria Lopes da Silva Brandao – Mestre

Belarmino Santos de Sousa Junior – Doutor

Danielle Belmira Ferraz Figueiredo Torres – Mestre

Eloisa Neves Almeida Pimentel – Mestre

Ernando Gouveia Lima Filho – Mestre

Franklin Da Silva Tenorio – Especialista

Gesika Maria Da Silva – Doutora

Isabella Medeiros De Oliveira Magalhaes – Doutora

Isaneli Batista Dos Santos – Doutora

Jaime Dativo De Medeiros – Doutor

Jessica Vasconcelos De Lacerda – Mestre  

Josival Emanuel Ferreira Alves – Doutor

Julianne Milenna Padilha Rolim – Mestre

Livia Rodrigues Castor – Especialista

Maira De Vasconcelos Lima – Doutora

Luciana De Lima Lemos – Mestre

Luiz Ricardo Eloy De Lima – Mestre

Maria Regina De Oliveira Silva – Mestre

Mayara Leticia De Souza – Especialista

Natally Dos Santos Silva – Mestre

Patricia Ivanca De Espindola Goncalves – Mestre

Rafaela Figueiredo Da Costa Bezerra – Especialista

Raphaela Almeida Melo – Especialista

Tiago Da Silva Araujo – Mestre

Prof.ª Esp. Lívia Rodrigues Castor Almeida

A professora Lívia Rodrigues Castor Almeida é Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Mestranda em Ciências da Saúde e Desenvolvimento Socioambiental-UPE e Docente Universitária em Saúde Mental e Cuidados de Enfermagem em Psiquiatria; Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem na Faculdade FIC.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Lívia Rodrigues Castor Almeida, desenvolve atividades acadêmicas relacionadas à gestão do Projeto Pedagógico do Curso, em parceria com o NDE do Curso. Preside o Colegiado do Curso e o NDE.

O NDE do curso de Enfermagem é composto pelos seguintes membros:

 

Lívia Rodrigues Castor Almeida (Coordenadora), Especialista, Tempo Integral;

Andreza Raquel Barbosa de Farias (Docente), Doutora, Tempo Integral;

Belarmino Santos de Sousa Júnior (Docente), Doutor, Tempo Parcial;

Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães (Docente), Doutora, Tempo Parcial;

Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão (Docente), Mestre, Tempo Integral.

 

Portaria NDE 

Norma do NDE

Periódicos do curso de Enfermagem da Faculdade Integrada CETE – FIC


Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação à aquisição de novos títulos, atualizações de periódicos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.