FIC FACULDADE INTEGRADA CETE

Psicologia

Informações sobre o Curso

Curso: Psicologia

Grau: Bacharelado 

Modalidade: Presencial 

Turno de funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno

Regime Acadêmico: Semestral

Número de vagas anuais: 120 vagas anuais

Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.

Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Julianne Milenna Padilha Rolim

Portaria de Criação do Curso

O curso de Psicologia tem por objetivo geral criar condições objetivas e subjetivas, materiais e simbólicas, para uma formação solidamente fundamentada, apoiada no diálogo constante entre teoria e prática, formando profissionais capazes de atuar de forma criativa e autônoma, em diferentes campos profissionais, que contribuam para o avanço do conhecimento e que se engajem em práticas socialmente relevantes.

Este objetivo é buscado por meio do compromisso com uma formação: que desenvolva uma rigorosa postura ética; que garanta o respeito a uma concepção abrangente e integrada dos processos psicológicos; que seja implicada na reflexão dos impactos sociais da atuação; que procure retornar à sociedade o investimento público na educação superior, por meio da pertinência e qualificação dos serviços que lhes são prestados; que promova uma postura proativa em relação ao contínuo processo de capacitação e aprimoramento pessoal e da própria Psicologia, enquanto área de conhecimento e de prática profissional.

 

Os objetivos específicos do Curso são:

 

  1. Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
  2. Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  3. Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
  4. Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, Estado e da região do Agreste Meridional de Pernambuco, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
  5. Atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades de Garanhuns e região;
  6. Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia; e
  7. Aprimoramento e capacitação contínuos.

 

Ressaltamos que os objetivos apresentados estão diretamente relacionados às competências do perfil profissional do egresso, à estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais, às ênfases que norteiam esse projeto e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso, expressas a partir do que é requerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação em Psicologia.

 

 

 

A formação do Psicólogo da Faculdade FIC busca o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas para atuação profissional, que estão contempladas tanto nos objetivos e conteúdos programáticos das disciplinas específicas, quanto distribuídas no conjunto das diversas atividades integradas em núcleos de áreas, definido pelas ênfases de formação. Tais competências e habilidades tenderão a:

 

  • Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, dentro dos mais altos padrões de qualidade e princípios de ética/bioética;
  • Desenvolver um trabalho fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • Atuar dentro dos princípios éticos quanto ao uso de informações a eles confiados, na interação com outros profissionais e com o público em geral;
  • Atuar em equipe multiprofissional, podendo assumir nesta a posição de liderança;
  • Tomar decisões, gerenciar e administrar a força de trabalho, os recursos físicos e materiais e de informação, da mesma;
  • Serem gestores, empregadores ou líderes de equipes de trabalho;
  • Buscar capacitação teórica e prática permanente e a assumir o compromisso com a educação e o treinamento de futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 

Como a formação do Psicólogo está evoluindo em resposta às demandas da sociedade, em constante mudança e ao avanço das ciências e tecnologias. A perspectiva de futuro para a formação de profissionais é promissora, com um foco crescente no desenvolvimento de competências e habilidades que os tornarão preparados para atuar de maneira eficaz em um ambiente complexo e diversificado. Dessa forma, tais habilidades e competências tenderão a:

  • Tornar o egresso capaz de trabalhar de forma multidisciplinar e integrado com diferentes áreas para uma melhor compreensão do ser humano;
  • Entender a complexidade humana e suas evoluções na integração biológica, cultural e social;
  • Atuar com competências digitais adquirindo capacidades sólidas para uso de tecnologias de comunicação e análise de dados;
  • Atuar de forma empática e comunicativa, desenvolvendo essas habilidades para criar relacionamentos terapêuticos sólidos;
  • Desenvolver pensamento crítico baseando-se em soluções de problemas avaliando situações complexas e as mudanças da sociedade;
  • Atuar com sensibilidade cultural e diversidade, incluindo uma compreensão profunda das questões diversas de forma respeitosa e culturalmente competente;
  • Buscar atuar de forma ética e responsável, respeitando a privacidade dos pacientes e contribuir para o bem-estar da sociedade de Garanhuns e cidades vizinhas;
  • Atuar com a perspectiva do aprendizado contínuo, tendo em vista a evolução da atuação do psicólogo e busca de atualizações regulares.

 

As perspectivas de futuro na formação do Psicólogo da FIC estão focadas no desenvolvimento de competências e habilidades que se alinham com as necessidades de uma sociedade em mudança. Visto que a perspectiva é de que os psicólogos do futuro serão profissionais versáteis, culturalmente sensíveis e éticos, que serão capazes de atender às demandas de saúde mental de uma população diversificada. 

A Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho. 

O curso de Bacharelado em Psicologia conta com uma carga horária total de 4.000 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:

 

  • 2.440 horas referentes às disciplinas teóricas e a disciplina de libras. 
  • 420 horas de Projetos de Extensão;
  • 80 horas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
  • 240 horas de Estágio Supervisionados Básico;
  •           560 horas de Estágio Supervisionados Específico;
  • 100 horas de Atividades Complementares; 
  •           160 horas de Disciplinas Optativas (ênfases).

 

Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Psicologia, formação em Bacharelado, da Faculdade Integrada CETE – FIC:

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA – BACHARELADO


 

 

 

1º PERÍODO

 

 

 

 

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

Sociologia Geral

40

40

Bases Filosóficas

40

40

Anatomia Aplicada a Psicologia

60

60

Introdução a Antropologia

40

40

Processos Básicos I: Cognição

40

40

A Ciência Psicológica e suas Psicologias

60

60

Bioética

40

40

Saúde Coletiva

20

20

40

CARGA HORÁRIA TOTAL

20

340

360

 

 

 

 

2º PERÍODO

 

 

 

 

 

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

Bioestatística

40

40

Neurofisiologia

40

40

História da Psicologia no Brasil

60

60

Metodologia em Pesquisa

40

40

Processos Básicos II: Aprendizagem 

40

40

Libras – Língua Brasileira de Sinais

40

40

Psicologia do Desenvolvimento I: Infância

60

60

Projeto de Extensão I

60

60

 CARGA HORÁRIA TOTAL 

60

320

380

 

 

 

 




3º PERÍODO

 

 

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

Psicologia Social

60

60

Teoria da Constituição do Sujeito

60

60

Processos de Subjetivação e Decolonialidade

60

60

Processos Básicos III: Pensamento e Linguagem

60

60

Psicologia do Desenvolvimento II: Adolescência 

60

60

Estágio Supervisionado Básico I 

20

20

40

Projeto de Extensão II

60

60

CARGA HORÁRIA TOTAL 

80

320

400

 

 

 

4º PERÍODO

 

 

 

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

Avaliação Psicológica I 

20

40

60

Psicologia da Educação

60

60

Psicopatologia I

60

60

Psicologia do Desenvolvimento III: Adultez e Terceira Idade

60

60

Análise Experimental do Comportamento

60

60

Estágio Supervisionado Básico II

20

20

40

Projeto de Extensão III

60

60

CARGA HORÁRIA TOTAL

100

300

400

 

 

 

 

5º PERÍODO

 

 

 

 

 

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

Avaliação Psicológica II

20

40

60

Psicologia do Esporte

40

40

Bases da Terapia Cognitiva Comportamental

40

40

Psicopatologia II

60

60

Psicologia da Personalidade

40

40

Bases da Teoria Psicanalítica

60

60

Estágio Supervisionado Básico III

20

20

40

Projeto de Extensão IV

60

60

CARGA HORÁRIA TOTAL

100

300

400

 

 

  

6º PERÍODO

 

 

 

 

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

Avaliação Psicológica III

20

40

60

Psicologia Organizacional

40

40

Bases Fenomenológicas

40

40

Psicofarmacologia 

60

60

Dinâmicas e Terapias Grupais

20

40

60

Psicologia Comunitária e Intervenção Psicossocial 

60

60

Estágio Supervisionado Básico IV

20

20

40

Projeto de Extensão V

60

60

CARGA HORÁRIA TOTAL 

120

300

420

 

 

 

 

7º PERÍODO

 

 

 

 

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

Psicodiagnóstico 

20

40

60

Psicologia Hospitalar

40

40

Ética Profissional

40

40

Psicoterapia Breve (teorias e técnicas)

60

60

Neuropsicologia

20

40

60

Neurofarmacologia

60

60

Estágio Supervisionado Básico V 

20

20

40

Projeto de Extensão VI

60

60

CARGA HORÁRIA TOTAL

120

300

420

 

 

 

 

8º PERÍODO

 

 

 

 

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

Ênfase A

Ênfase B

Optativa I 

40

40

Psicologia Jurídica 

40

40

Teorias e Técnicas Psicoterápicas (psicanalíticas)

20

40

60

Teorias e Técnicas Psicoterápicas (fenomenológicas existenciais)

20

40

60

Teorias e Técnicas Psicoterápicas (comportamentais)

20

40

60

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

40

Estágio Supervisionado Básico VI 

20

20

40

Projeto de Extensão VII

60

60

CARGA HORÁRIA TOTAL 

140

260

400

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

 

 

9º PERÍODO

 

Ênfase A

Ênfase B

Estágio Supervisionado Específico I 

280

280

Optativa II 

40

40

Trabalho de Conclusão de Curso II

40

40

CARGA HORÁRIA TOTAL 

280

80

360

DISCIPLINAS

CH-P

CH-T

T

 

10º PERÍODO

 

 

 

Ênfase A

Ênfase B

Estágio Supervisionado Específico II 

280

280

Optativa III

40

40

Optativa IV

40

40

Atividades Complementares

100

100

CARGA HORÁRIA TOTAL 

380

80

460

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 

4000 HORAS

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Ênfase A

Ênfase B

CARGA HORÁRIA

Ludoterapia

Distúrbios de Aprendizagem

40 horas 

Tanatologia e Suicidologia

Saúde do Trabalhador

40 horas

Terapia Sistêmica Familiar

Projetos Sociais em Psicologia

40 horas

Psicodrama

Psicologia Forense

40 horas

Intervenções Clínicas e Manejo de Crise

Psicologia do Trânsito 

40 horas

Terapias Expressivas

Direito a Saúde

40 horas

Psicologia Baseada em Evidências

Psicologia: Situações de Emergência e Vulnerabilidade Sociais

40 horas

Psicomotricidade

Gestão e Atenção à Saúde Mental

40 horas

 

Os alunos da Faculdade FIC estão inseridos nos seguintes grupos de Pesquisa:

  • O Grupo de pesquisa em Enfermagem Clínica – GEPEC: está em fase inicial, recrutando discentes não só da Enfermagem, mas também das áreas de saúde para realização de pesquisas que contribuam na formação dos mesmos e no desenvolvimento de publicações que atendam a população em geral, difundindo a ciência e levando o nome da Faculdade Integrada CETE. 

 

  • Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Diversidade – GEPED: tem por objetivo trabalhar os conceitos necessários à prática em saúde e assistência integral de populações socialmente diversas e transexualidade; compreender os caminhos de gênero, sexualidade, racismo estrutural, sexismo; Interseccionalidades; Entender e compreender a importância da prática em saúde voltada as necessidades dos grupos; Práticas psicossociais de assistência. São realizados encontros semanais para discussão das temáticas correlatas ao projeto, supervisão das tarefas, e operacionalização das atividades.

 

  • Grupo de Pesquisa em Saúde da mulher – GESMU: Voltado a área de saúde da mulher, englobando todas as suas fases, desde a menarca, período gravídico puerperal, climatério e ciclo menstrual como um todo. Tem por objetivo promover pesquisas voltadas a saúde da mulher, assistência voltada ao controle de complicações e agravos entre os tantos ciclos da mulher.

 

  • Grupo de Pesquisa Estudos em fisiologia aplicada à saúde: Visa a análise de artigos de referência, desenvolver a leitura e escrita no modelo acadêmico e culminante desenvolvimento de trabalhos científicos. Buscar por estudos acadêmicos que norteiam a vivência clínica dos alunos, como consequência de atualizações constantes sobre fisiologia nas áreas de enfermagem e fisioterapia. Além disso, orientar a leitura e interpretação dos artigos e refinar a escrita de conteúdos da área. Bem como enriquecer o repertório de recursos didáticos e de aprofundamento acadêmico dos mesmos.

Todos os grupos de Pesquisa da Faculdade FIC realizam encontros semanais para discussão das temáticas correlatas aos projetos, supervisão das tarefas e operacionalização das atividades. Há sempre um professor que acompanha os alunos, responsável pela orientação, fomento das discussões e produções.

Ivson Dos Anjos Rodrigues – Mestre

Jessica Caroline De Moraes Verissimo – Mestre  

Julianne Milenna Padilha Rolim – Mestre

Luiz Ricardo Eloy De Lima – Mestre

Marcio Rubens De Oliveira – Mestre 

Patricia Ivanca De Espindola Goncalves – Mestre

Prof.ª Me. Julianne Milenna Padilha Rolim

A Professora Julianne Milenna Padilha Rolim é Mestre em Gestão Empresarial e assumiu em fevereiro de 2022 a Coordenação do curso de Psicologia da Faculdade FIC. Tem Graduação em Psicologia (UNIFAVIP), Pós-graduação em Psicologia Organizacional (UNIFAVIP), Pós-graduação em Psicologia do Trânsito (IPEMIG) e Mestrado em Gestão Empresarial (UNIFBV). Possui experiência de 2 anos na Preceptoria de cursos de Psicologia;  experiência de 6 anos como professora na Graduação em Psicologia, os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Direito e Odontologia; experiência profissional de 6 anos na clínica realizando processos de avaliação psicológica e psicoterapia a partir da abordagem psicanalítica; experiência de 3 anos como Coordenadora de Núcleo de Apoio ao Aluno da Faculdade FIC, como: o NAAE (Núcleo de Acessibilidade e Apoio ao Educando), através do colhimento e orientação aos alunos no Núcleo, e do Projeto COM (Cuidando, Ouvindo e Motivando). Atua como professora na Faculdade FIC desde 2019 nas disciplinas de Bioética, Formação interprofissional em saúde, Psicologia aplicada a saúde, Psicologia Jurídica e Assistência Integral a saúde de populações socialmente diversas (Indígena, Negra e LGBTQIA+), e mentora de projetos da FIC nas comunidades Indígenas.

O NDE do curso de Psicologia é composto pelos seguintes membros:

 

Julianne Milenna Padilha Rolim (Coordenadora), Mestre, Tempo Integral

Márcio Rubens de Oliveira (Docente), Mestre, Tempo Parcial

Jessica Caroline de Moraes Veríssimo (Docente), Mestre, Tempo Parcial

Luiz Ricardo Eloy de Lima (Docente), Mestre, Tempo Parcial

Patrícia Ivanca de Espindola Gonçalves (Docente), Mestre, Tempo Parcial

 

Norma do NDE 

Portaria do NDE 

Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação a aquisição de novos títulos, atualizações de periódicos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.