Psicologia
Informações sobre o Curso
Curso: Psicologia
Grau: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno
Regime Acadêmico: Semestral
Número de vagas anuais: 120 vagas anuais
Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.
Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Julianne Milenna Padilha Rolim
Portaria de Criação do Curso
O curso de Psicologia tem por objetivo geral criar condições objetivas e subjetivas, materiais e simbólicas, para uma formação solidamente fundamentada, apoiada no diálogo constante entre teoria e prática, formando profissionais capazes de atuar de forma criativa e autônoma, em diferentes campos profissionais, que contribuam para o avanço do conhecimento e que se engajem em práticas socialmente relevantes.
Este objetivo é buscado por meio do compromisso com uma formação: que desenvolva uma rigorosa postura ética; que garanta o respeito a uma concepção abrangente e integrada dos processos psicológicos; que seja implicada na reflexão dos impactos sociais da atuação; que procure retornar à sociedade o investimento público na educação superior, por meio da pertinência e qualificação dos serviços que lhes são prestados; que promova uma postura proativa em relação ao contínuo processo de capacitação e aprimoramento pessoal e da própria Psicologia, enquanto área de conhecimento e de prática profissional.
Os objetivos específicos do Curso são:
- Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
- Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
- Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
- Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, Estado e da região do Agreste Meridional de Pernambuco, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
- Atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades de Garanhuns e região;
- Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia; e
- Aprimoramento e capacitação contínuos.
Ressaltamos que os objetivos apresentados estão diretamente relacionados às competências do perfil profissional do egresso, à estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais, às ênfases que norteiam esse projeto e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso, expressas a partir do que é requerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação em Psicologia.
A formação do Psicólogo da Faculdade FIC busca o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas para atuação profissional, que estão contempladas tanto nos objetivos e conteúdos programáticos das disciplinas específicas, quanto distribuídas no conjunto das diversas atividades integradas em núcleos de áreas, definido pelas ênfases de formação. Tais competências e habilidades tenderão a:
- Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, dentro dos mais altos padrões de qualidade e princípios de ética/bioética;
- Desenvolver um trabalho fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
- Atuar dentro dos princípios éticos quanto ao uso de informações a eles confiados, na interação com outros profissionais e com o público em geral;
- Atuar em equipe multiprofissional, podendo assumir nesta a posição de liderança;
- Tomar decisões, gerenciar e administrar a força de trabalho, os recursos físicos e materiais e de informação, da mesma;
- Serem gestores, empregadores ou líderes de equipes de trabalho;
- Buscar capacitação teórica e prática permanente e a assumir o compromisso com a educação e o treinamento de futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Como a formação do Psicólogo está evoluindo em resposta às demandas da sociedade, em constante mudança e ao avanço das ciências e tecnologias. A perspectiva de futuro para a formação de profissionais é promissora, com um foco crescente no desenvolvimento de competências e habilidades que os tornarão preparados para atuar de maneira eficaz em um ambiente complexo e diversificado. Dessa forma, tais habilidades e competências tenderão a:
- Tornar o egresso capaz de trabalhar de forma multidisciplinar e integrado com diferentes áreas para uma melhor compreensão do ser humano;
- Entender a complexidade humana e suas evoluções na integração biológica, cultural e social;
- Atuar com competências digitais adquirindo capacidades sólidas para uso de tecnologias de comunicação e análise de dados;
- Atuar de forma empática e comunicativa, desenvolvendo essas habilidades para criar relacionamentos terapêuticos sólidos;
- Desenvolver pensamento crítico baseando-se em soluções de problemas avaliando situações complexas e as mudanças da sociedade;
- Atuar com sensibilidade cultural e diversidade, incluindo uma compreensão profunda das questões diversas de forma respeitosa e culturalmente competente;
- Buscar atuar de forma ética e responsável, respeitando a privacidade dos pacientes e contribuir para o bem-estar da sociedade de Garanhuns e cidades vizinhas;
- Atuar com a perspectiva do aprendizado contínuo, tendo em vista a evolução da atuação do psicólogo e busca de atualizações regulares.
As perspectivas de futuro na formação do Psicólogo da FIC estão focadas no desenvolvimento de competências e habilidades que se alinham com as necessidades de uma sociedade em mudança. Visto que a perspectiva é de que os psicólogos do futuro serão profissionais versáteis, culturalmente sensíveis e éticos, que serão capazes de atender às demandas de saúde mental de uma população diversificada.
A Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho.
O curso de Bacharelado em Psicologia conta com uma carga horária total de 4.000 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:
- 2.440 horas referentes às disciplinas teóricas e a disciplina de libras.
- 420 horas de Projetos de Extensão;
- 80 horas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
- 240 horas de Estágio Supervisionados Básico;
- 560 horas de Estágio Supervisionados Específico;
- 100 horas de Atividades Complementares;
- 160 horas de Disciplinas Optativas (ênfases).
Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Psicologia, formação em Bacharelado, da Faculdade Integrada CETE – FIC:
MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA – BACHARELADO
1º PERÍODO
| DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | |
Sociologia Geral | – | 40 | 40 | ||
Bases Filosóficas | – | 40 | 40 | ||
Anatomia Aplicada a Psicologia | – | 60 | 60 | ||
Introdução a Antropologia | – | 40 | 40 | ||
Processos Básicos I: Cognição | – | 40 | 40 | ||
A Ciência Psicológica e suas Psicologias | – | 60 | 60 | ||
Bioética | – | 40 | 40 | ||
Saúde Coletiva | 20 | 20 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 20 | 340 | 360 | ||
2º PERÍODO
| DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | |
Bioestatística | – | 40 | 40 | ||
Neurofisiologia | – | 40 | 40 | ||
História da Psicologia no Brasil | – | 60 | 60 | ||
Metodologia em Pesquisa | – | 40 | 40 | ||
Processos Básicos II: Aprendizagem | – | 40 | 40 | ||
Libras – Língua Brasileira de Sinais | – | 40 | 40 | ||
Psicologia do Desenvolvimento I: Infância | – | 60 | 60 | ||
Projeto de Extensão I | 60 | – | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 60 | 320 | 380 | ||
3º PERÍODO
| DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | |
Psicologia Social | – | 60 | 60 | ||
Teoria da Constituição do Sujeito | – | 60 | 60 | ||
Processos de Subjetivação e Decolonialidade | – | 60 | 60 | ||
Processos Básicos III: Pensamento e Linguagem | – | 60 | 60 | ||
Psicologia do Desenvolvimento II: Adolescência | – | 60 | 60 | ||
Estágio Supervisionado Básico I | 20 | 20 | 40 | ||
Projeto de Extensão II | 60 | – | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 80 | 320 | 400 | ||
4º PERÍODO
| DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | |
Avaliação Psicológica I | 20 | 40 | 60 | ||
Psicologia da Educação | – | 60 | 60 | ||
Psicopatologia I | – | 60 | 60 | ||
Psicologia do Desenvolvimento III: Adultez e Terceira Idade | – | 60 | 60 | ||
Análise Experimental do Comportamento | – | 60 | 60 | ||
Estágio Supervisionado Básico II | 20 | 20 | 40 | ||
Projeto de Extensão III | 60 | – | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 100 | 300 | 400 | ||
5º PERÍODO
| DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | |
Avaliação Psicológica II | 20 | 40 | 60 | ||
Psicologia do Esporte | – | 40 | 40 | ||
Bases da Terapia Cognitiva Comportamental | – | 40 | 40 | ||
Psicopatologia II | – | 60 | 60 | ||
Psicologia da Personalidade | – | 40 | 40 | ||
Bases da Teoria Psicanalítica | – | 60 | 60 | ||
Estágio Supervisionado Básico III | 20 | 20 | 40 | ||
Projeto de Extensão IV | 60 | – | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 100 | 300 | 400 | ||
6º PERÍODO
| DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | |
Avaliação Psicológica III | 20 | 40 | 60 | ||
Psicologia Organizacional | – | 40 | 40 | ||
Bases Fenomenológicas | – | 40 | 40 | ||
Psicofarmacologia | – | 60 | 60 | ||
Dinâmicas e Terapias Grupais | 20 | 40 | 60 | ||
Psicologia Comunitária e Intervenção Psicossocial | – | 60 | 60 | ||
Estágio Supervisionado Básico IV | 20 | 20 | 40 | ||
Projeto de Extensão V | 60 | – | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 120 | 300 | 420 | ||
7º PERÍODO
| DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | |
Psicodiagnóstico | 20 | 40 | 60 | ||
Psicologia Hospitalar | – | 40 | 40 | ||
Ética Profissional | – | 40 | 40 | ||
Psicoterapia Breve (teorias e técnicas) | – | 60 | 60 | ||
Neuropsicologia | 20 | 40 | 60 | ||
Neurofarmacologia | – | 60 | 60 | ||
Estágio Supervisionado Básico V | 20 | 20 | 40 | ||
Projeto de Extensão VI | 60 | – | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 120 | 300 | 420 | ||
8º PERÍODO
| DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | |
Ênfase A | Ênfase B | ||||
Optativa I | 40 | 40 | |||
Psicologia Jurídica | – | 40 | 40 | ||
Teorias e Técnicas Psicoterápicas (psicanalíticas) | 20 | 40 | 60 | ||
Teorias e Técnicas Psicoterápicas (fenomenológicas existenciais) | 20 | 40 | 60 | ||
Teorias e Técnicas Psicoterápicas (comportamentais) | 20 | 40 | 60 | ||
Trabalho de Conclusão de Curso I | – | 40 | 40 | ||
Estágio Supervisionado Básico VI | 20 | 20 | 40 | ||
Projeto de Extensão VII | 60 | – | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 140 | 260 | 400 | ||
DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | ||
9º PERÍODO
| Ênfase A | Ênfase B | |||
Estágio Supervisionado Específico I | 280 | 280 | |||
Optativa II | 40 | 40 | |||
Trabalho de Conclusão de Curso II | – | 40 | 40 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 280 | 80 | 360 | ||
DISCIPLINAS | CH-P | CH-T | T | ||
10º PERÍODO
| Ênfase A | Ênfase B | |||
Estágio Supervisionado Específico II | 280 | 280 | |||
Optativa III | 40 | 40 | |||
Optativa IV | 40 | 40 | |||
Atividades Complementares | 100 | – | 100 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 380 | 80 | 460 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 4000 HORAS |
DISCIPLINAS OPTATIVAS | ||
Ênfase A | Ênfase B | CARGA HORÁRIA |
Ludoterapia | Distúrbios de Aprendizagem | 40 horas |
Tanatologia e Suicidologia | Saúde do Trabalhador | 40 horas |
Terapia Sistêmica Familiar | Projetos Sociais em Psicologia | 40 horas |
Psicodrama | Psicologia Forense | 40 horas |
Intervenções Clínicas e Manejo de Crise | Psicologia do Trânsito | 40 horas |
Terapias Expressivas | Direito a Saúde | 40 horas |
Psicologia Baseada em Evidências | Psicologia: Situações de Emergência e Vulnerabilidade Sociais | 40 horas |
Psicomotricidade | Gestão e Atenção à Saúde Mental | 40 horas |
Os alunos da Faculdade FIC estão inseridos nos seguintes grupos de Pesquisa:
- O Grupo de pesquisa em Enfermagem Clínica – GEPEC: está em fase inicial, recrutando discentes não só da Enfermagem, mas também das áreas de saúde para realização de pesquisas que contribuam na formação dos mesmos e no desenvolvimento de publicações que atendam a população em geral, difundindo a ciência e levando o nome da Faculdade Integrada CETE.
- Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Diversidade – GEPED: tem por objetivo trabalhar os conceitos necessários à prática em saúde e assistência integral de populações socialmente diversas e transexualidade; compreender os caminhos de gênero, sexualidade, racismo estrutural, sexismo; Interseccionalidades; Entender e compreender a importância da prática em saúde voltada as necessidades dos grupos; Práticas psicossociais de assistência. São realizados encontros semanais para discussão das temáticas correlatas ao projeto, supervisão das tarefas, e operacionalização das atividades.
- Grupo de Pesquisa em Saúde da mulher – GESMU: Voltado a área de saúde da mulher, englobando todas as suas fases, desde a menarca, período gravídico puerperal, climatério e ciclo menstrual como um todo. Tem por objetivo promover pesquisas voltadas a saúde da mulher, assistência voltada ao controle de complicações e agravos entre os tantos ciclos da mulher.
- Grupo de Pesquisa Estudos em fisiologia aplicada à saúde: Visa a análise de artigos de referência, desenvolver a leitura e escrita no modelo acadêmico e culminante desenvolvimento de trabalhos científicos. Buscar por estudos acadêmicos que norteiam a vivência clínica dos alunos, como consequência de atualizações constantes sobre fisiologia nas áreas de enfermagem e fisioterapia. Além disso, orientar a leitura e interpretação dos artigos e refinar a escrita de conteúdos da área. Bem como enriquecer o repertório de recursos didáticos e de aprofundamento acadêmico dos mesmos.
Todos os grupos de Pesquisa da Faculdade FIC realizam encontros semanais para discussão das temáticas correlatas aos projetos, supervisão das tarefas e operacionalização das atividades. Há sempre um professor que acompanha os alunos, responsável pela orientação, fomento das discussões e produções.
Ivson Dos Anjos Rodrigues – Mestre
Jessica Caroline De Moraes Verissimo – Mestre
Julianne Milenna Padilha Rolim – Mestre
Luiz Ricardo Eloy De Lima – Mestre
Marcio Rubens De Oliveira – Mestre
Patricia Ivanca De Espindola Goncalves – Mestre
Prof.ª Me. Julianne Milenna Padilha Rolim
A Professora Julianne Milenna Padilha Rolim é Mestre em Gestão Empresarial e assumiu em fevereiro de 2022 a Coordenação do curso de Psicologia da Faculdade FIC. Tem Graduação em Psicologia (UNIFAVIP), Pós-graduação em Psicologia Organizacional (UNIFAVIP), Pós-graduação em Psicologia do Trânsito (IPEMIG) e Mestrado em Gestão Empresarial (UNIFBV). Possui experiência de 2 anos na Preceptoria de cursos de Psicologia; experiência de 6 anos como professora na Graduação em Psicologia, os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Direito e Odontologia; experiência profissional de 6 anos na clínica realizando processos de avaliação psicológica e psicoterapia a partir da abordagem psicanalítica; experiência de 3 anos como Coordenadora de Núcleo de Apoio ao Aluno da Faculdade FIC, como: o NAAE (Núcleo de Acessibilidade e Apoio ao Educando), através do colhimento e orientação aos alunos no Núcleo, e do Projeto COM (Cuidando, Ouvindo e Motivando). Atua como professora na Faculdade FIC desde 2019 nas disciplinas de Bioética, Formação interprofissional em saúde, Psicologia aplicada a saúde, Psicologia Jurídica e Assistência Integral a saúde de populações socialmente diversas (Indígena, Negra e LGBTQIA+), e mentora de projetos da FIC nas comunidades Indígenas.
O NDE do curso de Psicologia é composto pelos seguintes membros:
Julianne Milenna Padilha Rolim (Coordenadora), Mestre, Tempo Integral
Márcio Rubens de Oliveira (Docente), Mestre, Tempo Parcial
Jessica Caroline de Moraes Veríssimo (Docente), Mestre, Tempo Parcial
Luiz Ricardo Eloy de Lima (Docente), Mestre, Tempo Parcial
Patrícia Ivanca de Espindola Gonçalves (Docente), Mestre, Tempo Parcial
- Psicologia e sociedade – Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/
- Psicologia ciência e profissão – Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/
- FRACTAL – Revista de Psicologia – Disponível em: http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/Fractal/index
- Revista Psicologia em Pesquisa – Disponível em: http://www.ufjf.br/psicologiaempesquisa/
- Psicologia em Estudo – Disponível em: http://www.ufjf.br/psicologiaempesquisa/
- Revista de Psicologia da IMED – Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico
- PSICOLOGIA & SOCIEDADE – Disponível em: http://www.ufrgs.br/seerpsicsoc/ojs/
- Revista Psicologia em Foco – Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco
- Estudo de Psicologia – Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco
- Psicologia em Foco – Disponível em: http://periodicos.piodecimo.edu.br/online/index.php/psicologioemfoco
- Ciência, Cuidado e Saúde – Disponível em: www.den.uem.br/contato-1
- Saúde Legis – Ministério da Saúde – Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br
- Saúde em Debate – Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/about
- Cadernos Saúde Coletiva – Disponível em: http://www.iesc.ufrj.br/index.php/cadernos/inicio
- Revista de Saúde Pública (ONLINE) – Disponível em: https://rsp.fsp.usp.br/
- CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
- Fenomenologia e Psicologia – Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/fenomenolpsicol/
- Revista Latino-americana de Psicologia – Disponível em: http://www.elsevier.es/es-revista-revista-latinoamericana-psicologia-205
- Revista Internacional de Psicologia – Disponível em: http://www.revistapsicologia.org/index.php/revista
- Revista Científica de Educação – Disponível em: https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE
- Revista Brasileira de Educação – Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/
Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação a aquisição de novos títulos, atualizações de periódicos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.