FIC FACULDADE INTEGRADA CETE

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Odontologia

Informações sobre o Curso

Curso: Odontologia

Grau: Bacharelado 

Modalidade: Presencial 

Turno de funcionamento: Matutino e Noturno

Regime Acadêmico: Semestral

Número de vagas anuais: 160 vagas anuais

Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.

 

Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Ladaha Pequeno Menna Barreto Linhares

 

Portaria de Criação do Curso

Na Faculdade Integrada CETE – FIC, o Curso de Odontologia foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES, que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país, por meio de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Garanhuns e região.

Os objetivos gerais do Curso de Odontologia da FIC são:



  • Formar Cirurgiões-dentistas capazes de prevenir, diagnosticar e tratar doenças da boca, com um olhar holístico e humano;
  • Proporcionar uma visão sistêmica de mundo, com atitudes empreendedoras que possam se adaptar à velocidade das mudanças globais. 
  • Buscar aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa;
  • Assumir a capacidade de participação social, criatividade e criticidade para intervir na realidade em que estão inseridos;
  • Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS; 
  • Demonstrar posturas morais e éticas em seus exercícios;
  • Elaboração de projetos de pesquisas que contribuam para o progresso da profissão;
  • Exercer sua profissão, com autonomia, competência, interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo como cidadãos e como profissionais para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população do Agreste Meridional.

Os objetivos específicos do Curso são:

 

  • Formar Cirurgiões-dentistas com conhecimentos amplos e sólida base científica, capazes de atuar em diversas áreas da Odontologia;
  • Considerar os aspectos físicos, emocionais e sociais relacionados à saúde bucal dos pacientes; 
  • Buscar constantemente atualização e aprimoramento, aplicando técnicas e procedimentos inovadores no cuidado com a saúde bucal;
  • Estimular o questionamento e curiosidade do aluno pelo processo de produção de serviços, de saúde, de metodologias, de tecnologias e registro de patentes; 
  • Compreender as necessidades locais e regionais, buscando soluções que beneficiem a comunidade;
  • Promover a integração da ética, cidadania e compromisso social. 

Diante dessas perspectivas de formação do Egresso, ressalta-se que na Faculdade FIC as ações e propostas estabelecidas são acompanhadas pela Coordenação, NDE do curso de Odontologia e pelo CARREIRAS – Agência de Empregabilidade e de Apoio ao Aluno. 

O perfil do egresso de Odontologia da FIC é um cirurgião-dentista generalista, com sólida formação técnico-científica e habilidades humanísticas. Esse profissional está preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, baseando-se em rigor técnico e científico. Além disso, ele deve estar ciente dos princípios éticos e legais, compreender a realidade social, cultural e econômica e direcionar sua atuação para contribuir com a sociedade. 

Dessa forma, a Faculdade FIC estabelece em sua proposta competências técnicas e habilidades, importantes para a formação. 

 

Competências e Habilidades Gerais:

  1. Atenção à saúde: Os profissionais de saúde devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto individualmente quanto coletivamente. Além disso, é fundamental que sua prática seja integrada e contínua com outras instâncias do sistema de saúde. Eles devem pensar criticamente, analisar os problemas sociais e buscar soluções, sempre mantendo altos padrões de qualidade e princípios éticos.
  2. Tomada de decisões: A capacidade de tomar decisões é essencial para o trabalho dos profissionais de saúde. Eles devem avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais apropriadas com base em evidências científicas, considerando o uso adequado, a eficácia e o custo-efetividade de recursos como força de trabalho, medicamentos, equipamentos e procedimentos.
  3. Comunicação: Os profissionais de saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações. Isso se aplica tanto na interação com outros profissionais de saúde quanto com o público em geral.
  4. Liderança: No contexto de trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde devem estar preparados para assumir posições de liderança, contribuindo para o alcance de objetivos comuns.

Competências e Habilidades Específicas:

A formação do egresso em Odontologia tem por objetivo dotar dos conhecimentos requeridos para o exercício:

  1. Contexto Social e Participação Comunitária: O cirurgião-dentista deve exercer a Odontologia considerando o contexto social, econômico, cultural e ambiental, entendendo-a como uma forma de participação comunitária.
  2. Ética e Normas Profissionais: É essencial conhecer e respeitar o Código de Ética Odontológica, bem como as normas que regem os trabalhadores da área de saúde bucal. Isso inclui leis, portarias e regulamentações relacionadas à saúde bucal.
  3. Promoção, Prevenção e Reabilitação da Saúde: O profissional deve desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação, manutenção e vigilância da saúde bucal, tanto em nível individual quanto coletivo. É importante reconhecer a relação entre saúde bucal e condições sistêmicas do indivíduo.
  4. Coleta e Análise de Dados Clínicos e Epidemiológicos: Coletar, registrar, organizar, analisar e interpretar dados relevantes para identificar a normalidade e construir diagnósticos, terapêuticas e controles relacionados a doenças bucais e suas conexões com o estado geral do paciente.
  5. Biossegurança e Prevenção de Acidentes: Aplicar princípios de biossegurança na prática odontológica, seguindo normas legais e regulamentares. Isso promove o autocuidado e previne acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
  6. Procedimentos Odontológicos Baseados em Evidências: Executar procedimentos odontológicos com base em evidências científicas. Isso inclui prevenção, interceptação, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde bucal, considerando a integralidade do indivíduo em diferentes fases da vida.
  7. Participação em Pesquisas Científicas e Desenvolvimento do Conhecimento: Participar de investigações científicas com rigor científico e ética. Desenvolver pensamento crítico, reflexivo, criativo e capacidade de buscar e produzir conhecimento.
  8. Epidemiologia e Conhecimento da Comunidade: Aplicar os fundamentos da epidemiologia e compreender a comunidade como parte integrante da atuação profissional.

 

Diante dessas perspectivas de formação do Egresso, ressalta-se que na Faculdade FIC as ações e propostas estabelecidas são acompanhadas pela Coordenação, NDE do curso de Odontologia, e pelo CARREIRAS – Agência de Empregabilidade e de Apoio ao Aluno. 

Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Odontologia da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho. 

O curso de Bacharelado em Odontologia conta com uma carga horária total de 4.060 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:

 

  • 2.490 horas referentes às disciplinas teóricas; 
  • 420 horas de Projetos de Extensão;
  • 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
  • 890 horas de Estágio Supervisionados;
  • 50 horas de Atividades Complementares; 

Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade Integrada CETE – FIC:

PERÍODO

DISCIPLINA

CH TEÓRICA

CH PRÁTICA

CH TOTAL






ANATOMIA GERAL

25

35

60

BIOQUÍMICA APLICADA

15

15

30

FUNDAMENTOS DA ODONTOLOGIA

15

15

30

FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL

15

15

30

BIOÉTICA

30

0

30

CITOLOGIA E HISTOLOGIA

25

35

60

ANATOMIA DENTÁRIA

15

15

30

ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA I

10

20

30

TOTAL

 

150

150

300

2º 





ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO

30

30

60

FISIOLOGIA HUMANA

30

30

60

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA ORAL

15

15

30

MICROBIOLOGIA ORAL E IMUNOLOGIA

15

15

30

METODOLOGIA DO ESTUDO CIENTÍFICO

30

0

30

CARIOLOGIA

20

40

60

MATERIAIS DENTÁRIOS

15

15

30

EXTENSÃO I

0

60

60

TOTAL

 

155

205

360

FISIOLOGIA ORAL E OCLUSÃO

15

15

30

FARMACOLOGIA

60

0

60

PATOLOGIA E ONCOLOGIA ORAL

40

20

60

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA

10

20

30

ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA 2

0

30

30

TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA

15

15

30

DENTÍSTICA LABORATORIAL

30

30

60

EXTENSÃO II

0

60

60

TOTAL

 

170

190

360






PERIODONTIA LABORATORIAL

30

30

60

EXTENSÃO III

0

60

60

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO SUS I

0

80

80

ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA 3

10

20

30

ESTOMATOLOGIA SEMIO E PROPED

0

80

80

CIRURGIA ORAL E ANESTESIOLOGIA

0

80

80

ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA

30

30

60

TOTAL

 

70

380

450

 




 

 

 

 

 

 

EXTENSÃO IV

0

60

60

CLÍNICA DE ODONTOLOGIA BÁSICA

0

80

80

OPTATIVA I

30

0

30

ODONTOLOGIA LEGAL E ÉTICA PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA

30

0

30

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

0

80

80

PRÓTESES REMOVÍVEIS PRÉ-CLÍNICA

0

80

80

CLÍNICA DE CIRURGIA

0

80

80

TOTAL

 

60

220

440






CLÍNICA DE REABILITAÇÃO ORAL

0

80

80

PRÓTESE FIXA PRÉ-CLÍNICA

30

30

60

ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA 4

0

30

30

CLÍNICA DE ENDODONTIA

0

80

80

EXTENSÃO V

0

60

60

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILO FACIAL

15

15

30

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

0

80

80

PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

30

0

30

TOTAL

 

45

375

450

 



 

 

 

CLÍNICA INTEGRADA DO IDOSO

0

100

100

CLÍNICA DA DOR

0

80

80

CLÍNICA DE SAÚDE BUCAL DA MULHER

0

80

80

ENDODONTIA AVANÇADA

0

80

80

EXTENSÃO VI

0

60

60

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV

0

80

80

TOTAL

 

0

480

480

 8º

 

 

 

 

 

 

CLÍNICA INTEGRADA DO ADOLESCENTE

0

100

100

ODONTOPEDIATRIA

0

80

80

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V

0

80

80

PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

0

80

80

OPTATIVA II

30

0

30

TCC 1

30

0

30

EXTENSÃO VII

0

60

60

TOTAL

 

60

1260

460

 9º

 

 

 

 

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI

0

140

140

DENTÍSTICA AVANÇADA

0

80

80

CLÍNICA INTEGRADA DA CRIANÇA

0

100

100

IMPLANTODONTIA E PERIODONTIA AVANÇADA

0

80

80

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

10

20

30

TCC 2

30

0

30

TOTAL

 

40

420

460

 10º

 

 

 

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

30

30

60

ESTÁGIO EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA

0

150

150

ESTÁGIO EM ATENÇÃO TERCIÁRIA

0

150

150

CLÍNICA INTEGRAL

0

100

100

TOTAL

 

30

430

460

 

A Faculdade Integrada CETE – FIC desenvolve a Extensão como função indissociável do ensino e da pesquisa, com o fim de ampliar conhecimento, dessa forma, trabalha com duas extensões na área de saúde:

  • Projeto de Extensão I- Sorriso Saudável: Promovendo Educação em Saúde Bucal: A saúde bucal é um aspecto fundamental do bem-estar geral e da qualidade de vida das pessoas. No entanto, apesar dos avanços na odontologia, muitas comunidades ainda enfrentam desafios significativos no acesso a informações e cuidados adequados em saúde bucal. Diante disso, o projeto visa abordar essas lacunas, promovendo a conscientização e fornecendo recursos educacionais para melhorar a saúde bucal da população.
  • Projeto de Extensão II- Adaptando Sorrisos: Promovendo Adequação ao Meio Bucal: No contexto da saúde bucal, a acessibilidade e a promoção de cuidados adequados são elementos cruciais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. O projeto de extensão surge como uma iniciativa voltada para a promoção da adaptação e adequação ao meio bucal, visando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar geral dos indivíduos.
  • Projeto de Extensão III- Odontologia Sustentável: Integrando Práticas Ecoconscientes: A Odontologia, assim como outras áreas da saúde, desempenha um papel significativo no cuidado das pessoas, mas também pode ter um impacto ambiental considerável. Diante desse contexto, o projeto de extensão surge como uma iniciativa para promover a conscientização e a implementação de práticas sustentáveis no campo da Odontologia.
  • Projeto de Extensão IV – Cuidados Terapêuticos: Ampliando o Acesso e a Qualidade dos Serviços de Saúde à População: No campo da Odontologia, a oferta de cuidados terapêuticos acessíveis e de qualidade é essencial para promover a saúde bucal e o bem-estar geral da população. O projeto de extensão surge como uma iniciativa para abordar as necessidades de cuidados terapêuticos em Odontologia, visando alcançar comunidades carentes e grupos vulneráveis que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar tratamentos odontológicos adequados.
  • Projeto de Extensão V- Inovação em Odontologia: Transformando o Cuidado Odontológico No cenário da Odontologia contemporânea, a inovação tecnológica desempenha um papel crucial na transformação do cuidado odontológico, proporcionando avanços significativos em diagnóstico, tratamento e gestão de pacientes. O projeto de extensão emerge como uma resposta à necessidade de explorar e implementar tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços odontológicos.
  • Projeto de extensão VI – Empreendedorismo social: inovando para transformar o cuidado: Este projeto de extensão tem como objetivo explorar e promover o empreendedorismo na saúde, reconhecendo a importância do espírito empreendedor para impulsionar a inovação e transformar o cuidado de saúde. Compreendemos que o empreendedorismo na área da saúde não se limita apenas a criar novos negócios, mas também envolve a busca por soluções criativas e eficazes para os desafios enfrentados pelo setor.
  • Projeto de extensão VII- Capacitando para o futuro: empregabilidade e empreendedorismo na graduação: Este projeto de extensão tem como objetivo capacitar estudantes universitários para o mercado de trabalho, incentivando a empregabilidade e o empreendedorismo desde a graduação. Reconhecemos a importância de preparar os alunos não apenas para buscar empregos, mas também para criar oportunidades e fazer a diferença como empreendedores em suas áreas de atuação.

 

Agnaldo Placido Da Silva – Especialista

Ana Raquel Carmo de Lima – Doutora

Ernando Gouveia Lima Filho – Mestre

Evanio Vilela Da Silva – Doutor

Gesika Maria Da Silva – Doutora

Josival Emanuel Ferreira Alves – Doutor

Julianne Milenna Padilha Rolim – Mestre

Ladaha Pequeno Menna Barreto Linhares – Mestre

Leticia Francine Silva Ramos – Mestre

Mayara Sabino Leite De Oliveira Duarte – Mestre

Nathalia Larissa Bezerra Lima– Mestre

Rafaela Figueiredo Da Costa Bezerra – Especialista

Raphaela Almeida Melo – Especialista

Yago Matheus Martins De Lima– Especialista

Prof.ª Me. Ladaha Pequeno Menna Barreto Linhares

A Professora Ladaha Linhares é Mestre em Ciências da Saúde e assumiu em fevereiro de 2023 a Coordenação do curso de Odontologia da Faculdade FIC. 

Tem Graduação em Odontologia, Bacharelado (UFPE); Especialização em Endodontia (FACSETE) e Mestrado em Ciências da Saúde (UPE). Atua como professora na Faculdade FIC desde 2023, nas disciplinas de formação profissional do curso de Odontologia.

O NDE do curso de Odontologia é composto pelos seguintes membros:

 

Ladaha Pequeno Menna Barreto Linhares (Coordenadora), Mestre, Tempo Integral;

Andreza Raquel Barbosa de Farias (Docente), Doutora, Tempo Integral;

Agnaldo Plácido Da Silva (Docente), Especialista, Tempo Parcial;

Natalia Cavalcanti De Araújo Lyra (Docente), Mestre, Tempo Parcial;

Evânio Vilela Da Silva (Docente), Doutor, Tempo Parcial.

 

Portaria NDE 

Norma do NDE 

  • Periódicos do curso de Odontologia da Faculdade Integrada CETE – FIC 

     

    Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação a aquisição de novos títulos, atualizações de periódicos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.