Odontologia
Informações sobre o Curso
Curso: Odontologia
Grau: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Matutino e Noturno
Regime Acadêmico: Semestral
Número de vagas anuais: 160 vagas anuais
Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.
Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Ladaha Pequeno Menna Barreto Linhares
Na Faculdade Integrada CETE – FIC, o Curso de Odontologia foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES, que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país, por meio de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Garanhuns e região.
Os objetivos gerais do Curso de Odontologia da FIC são:
- Formar Cirurgiões-dentistas capazes de prevenir, diagnosticar e tratar doenças da boca, com um olhar holístico e humano;
- Proporcionar uma visão sistêmica de mundo, com atitudes empreendedoras que possam se adaptar à velocidade das mudanças globais.
- Buscar aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa;
- Assumir a capacidade de participação social, criatividade e criticidade para intervir na realidade em que estão inseridos;
- Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS;
- Demonstrar posturas morais e éticas em seus exercícios;
- Elaboração de projetos de pesquisas que contribuam para o progresso da profissão;
- Exercer sua profissão, com autonomia, competência, interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo como cidadãos e como profissionais para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população do Agreste Meridional.
Os objetivos específicos do Curso são:
- Formar Cirurgiões-dentistas com conhecimentos amplos e sólida base científica, capazes de atuar em diversas áreas da Odontologia;
- Considerar os aspectos físicos, emocionais e sociais relacionados à saúde bucal dos pacientes;
- Buscar constantemente atualização e aprimoramento, aplicando técnicas e procedimentos inovadores no cuidado com a saúde bucal;
- Estimular o questionamento e curiosidade do aluno pelo processo de produção de serviços, de saúde, de metodologias, de tecnologias e registro de patentes;
- Compreender as necessidades locais e regionais, buscando soluções que beneficiem a comunidade;
- Promover a integração da ética, cidadania e compromisso social.
Diante dessas perspectivas de formação do Egresso, ressalta-se que na Faculdade FIC as ações e propostas estabelecidas são acompanhadas pela Coordenação, NDE do curso de Odontologia e pelo CARREIRAS – Agência de Empregabilidade e de Apoio ao Aluno.
O perfil do egresso de Odontologia da FIC é um cirurgião-dentista generalista, com sólida formação técnico-científica e habilidades humanísticas. Esse profissional está preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, baseando-se em rigor técnico e científico. Além disso, ele deve estar ciente dos princípios éticos e legais, compreender a realidade social, cultural e econômica e direcionar sua atuação para contribuir com a sociedade.
Dessa forma, a Faculdade FIC estabelece em sua proposta competências técnicas e habilidades, importantes para a formação.
Competências e Habilidades Gerais:
- Atenção à saúde: Os profissionais de saúde devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto individualmente quanto coletivamente. Além disso, é fundamental que sua prática seja integrada e contínua com outras instâncias do sistema de saúde. Eles devem pensar criticamente, analisar os problemas sociais e buscar soluções, sempre mantendo altos padrões de qualidade e princípios éticos.
- Tomada de decisões: A capacidade de tomar decisões é essencial para o trabalho dos profissionais de saúde. Eles devem avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais apropriadas com base em evidências científicas, considerando o uso adequado, a eficácia e o custo-efetividade de recursos como força de trabalho, medicamentos, equipamentos e procedimentos.
- Comunicação: Os profissionais de saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações. Isso se aplica tanto na interação com outros profissionais de saúde quanto com o público em geral.
- Liderança: No contexto de trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde devem estar preparados para assumir posições de liderança, contribuindo para o alcance de objetivos comuns.
Competências e Habilidades Específicas:
A formação do egresso em Odontologia tem por objetivo dotar dos conhecimentos requeridos para o exercício:
- Contexto Social e Participação Comunitária: O cirurgião-dentista deve exercer a Odontologia considerando o contexto social, econômico, cultural e ambiental, entendendo-a como uma forma de participação comunitária.
- Ética e Normas Profissionais: É essencial conhecer e respeitar o Código de Ética Odontológica, bem como as normas que regem os trabalhadores da área de saúde bucal. Isso inclui leis, portarias e regulamentações relacionadas à saúde bucal.
- Promoção, Prevenção e Reabilitação da Saúde: O profissional deve desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação, manutenção e vigilância da saúde bucal, tanto em nível individual quanto coletivo. É importante reconhecer a relação entre saúde bucal e condições sistêmicas do indivíduo.
- Coleta e Análise de Dados Clínicos e Epidemiológicos: Coletar, registrar, organizar, analisar e interpretar dados relevantes para identificar a normalidade e construir diagnósticos, terapêuticas e controles relacionados a doenças bucais e suas conexões com o estado geral do paciente.
- Biossegurança e Prevenção de Acidentes: Aplicar princípios de biossegurança na prática odontológica, seguindo normas legais e regulamentares. Isso promove o autocuidado e previne acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
- Procedimentos Odontológicos Baseados em Evidências: Executar procedimentos odontológicos com base em evidências científicas. Isso inclui prevenção, interceptação, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde bucal, considerando a integralidade do indivíduo em diferentes fases da vida.
- Participação em Pesquisas Científicas e Desenvolvimento do Conhecimento: Participar de investigações científicas com rigor científico e ética. Desenvolver pensamento crítico, reflexivo, criativo e capacidade de buscar e produzir conhecimento.
- Epidemiologia e Conhecimento da Comunidade: Aplicar os fundamentos da epidemiologia e compreender a comunidade como parte integrante da atuação profissional.
Diante dessas perspectivas de formação do Egresso, ressalta-se que na Faculdade FIC as ações e propostas estabelecidas são acompanhadas pela Coordenação, NDE do curso de Odontologia, e pelo CARREIRAS – Agência de Empregabilidade e de Apoio ao Aluno.
Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Odontologia da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho.
O curso de Bacharelado em Odontologia conta com uma carga horária total de 4.060 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:
- 2.490 horas referentes às disciplinas teóricas;
- 420 horas de Projetos de Extensão;
- 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
- 890 horas de Estágio Supervisionados;
- 50 horas de Atividades Complementares;
Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade Integrada CETE – FIC:
PERÍODO | DISCIPLINA | CH TEÓRICA | CH PRÁTICA | CH TOTAL |
1º | ANATOMIA GERAL | 25 | 35 | 60 |
BIOQUÍMICA APLICADA | 15 | 15 | 30 | |
FUNDAMENTOS DA ODONTOLOGIA | 15 | 15 | 30 | |
FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL | 15 | 15 | 30 | |
BIOÉTICA | 30 | 0 | 30 | |
CITOLOGIA E HISTOLOGIA | 25 | 35 | 60 | |
ANATOMIA DENTÁRIA | 15 | 15 | 30 | |
ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA I | 10 | 20 | 30 | |
TOTAL |
| 150 | 150 | 300 |
2º | ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO | 30 | 30 | 60 |
FISIOLOGIA HUMANA | 30 | 30 | 60 | |
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA ORAL | 15 | 15 | 30 | |
MICROBIOLOGIA ORAL E IMUNOLOGIA | 15 | 15 | 30 | |
METODOLOGIA DO ESTUDO CIENTÍFICO | 30 | 0 | 30 | |
CARIOLOGIA | 20 | 40 | 60 | |
MATERIAIS DENTÁRIOS | 15 | 15 | 30 | |
EXTENSÃO I | 0 | 60 | 60 | |
TOTAL |
| 155 | 205 | 360 |
3º | FISIOLOGIA ORAL E OCLUSÃO | 15 | 15 | 30 |
FARMACOLOGIA | 60 | 0 | 60 | |
PATOLOGIA E ONCOLOGIA ORAL | 40 | 20 | 60 | |
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA | 10 | 20 | 30 | |
ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA 2 | 0 | 30 | 30 | |
TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA | 15 | 15 | 30 | |
DENTÍSTICA LABORATORIAL | 30 | 30 | 60 | |
EXTENSÃO II | 0 | 60 | 60 | |
TOTAL |
| 170 | 190 | 360 |
4º | PERIODONTIA LABORATORIAL | 30 | 30 | 60 |
EXTENSÃO III | 0 | 60 | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO SUS I | 0 | 80 | 80 | |
ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA 3 | 10 | 20 | 30 | |
ESTOMATOLOGIA SEMIO E PROPED | 0 | 80 | 80 | |
CIRURGIA ORAL E ANESTESIOLOGIA | 0 | 80 | 80 | |
ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 30 | 30 | 60 | |
TOTAL |
| 70 | 380 | 450 |
5º
| EXTENSÃO IV | 0 | 60 | 60 |
CLÍNICA DE ODONTOLOGIA BÁSICA | 0 | 80 | 80 | |
OPTATIVA I | 30 | 0 | 30 | |
ODONTOLOGIA LEGAL E ÉTICA PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA | 30 | 0 | 30 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 0 | 80 | 80 | |
PRÓTESES REMOVÍVEIS PRÉ-CLÍNICA | 0 | 80 | 80 | |
CLÍNICA DE CIRURGIA | 0 | 80 | 80 | |
TOTAL |
| 60 | 220 | 440 |
6º | CLÍNICA DE REABILITAÇÃO ORAL | 0 | 80 | 80 |
PRÓTESE FIXA PRÉ-CLÍNICA | 30 | 30 | 60 | |
ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA 4 | 0 | 30 | 30 | |
CLÍNICA DE ENDODONTIA | 0 | 80 | 80 | |
EXTENSÃO V | 0 | 60 | 60 | |
CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILO FACIAL | 15 | 15 | 30 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 0 | 80 | 80 | |
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
TOTAL |
| 45 | 375 | 450 |
7º
| CLÍNICA INTEGRADA DO IDOSO | 0 | 100 | 100 |
CLÍNICA DA DOR | 0 | 80 | 80 | |
CLÍNICA DE SAÚDE BUCAL DA MULHER | 0 | 80 | 80 | |
ENDODONTIA AVANÇADA | 0 | 80 | 80 | |
EXTENSÃO VI | 0 | 60 | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 0 | 80 | 80 | |
TOTAL |
| 0 | 480 | 480 |
8º
| CLÍNICA INTEGRADA DO ADOLESCENTE | 0 | 100 | 100 |
ODONTOPEDIATRIA | 0 | 80 | 80 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 0 | 80 | 80 | |
PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS | 0 | 80 | 80 | |
OPTATIVA II | 30 | 0 | 30 | |
TCC 1 | 30 | 0 | 30 | |
EXTENSÃO VII | 0 | 60 | 60 | |
TOTAL |
| 60 | 1260 | 460 |
9º
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 0 | 140 | 140 |
DENTÍSTICA AVANÇADA | 0 | 80 | 80 | |
CLÍNICA INTEGRADA DA CRIANÇA | 0 | 100 | 100 | |
IMPLANTODONTIA E PERIODONTIA AVANÇADA | 0 | 80 | 80 | |
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL | 10 | 20 | 30 | |
TCC 2 | 30 | 0 | 30 | |
TOTAL |
| 40 | 420 | 460 |
10º
| ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES | 30 | 30 | 60 |
ESTÁGIO EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA | 0 | 150 | 150 | |
ESTÁGIO EM ATENÇÃO TERCIÁRIA | 0 | 150 | 150 | |
CLÍNICA INTEGRAL | 0 | 100 | 100 | |
TOTAL |
| 30 | 430 | 460 |
A Faculdade Integrada CETE – FIC desenvolve a Extensão como função indissociável do ensino e da pesquisa, com o fim de ampliar conhecimento, dessa forma, trabalha com duas extensões na área de saúde:
- Projeto de Extensão I- Sorriso Saudável: Promovendo Educação em Saúde Bucal: A saúde bucal é um aspecto fundamental do bem-estar geral e da qualidade de vida das pessoas. No entanto, apesar dos avanços na odontologia, muitas comunidades ainda enfrentam desafios significativos no acesso a informações e cuidados adequados em saúde bucal. Diante disso, o projeto visa abordar essas lacunas, promovendo a conscientização e fornecendo recursos educacionais para melhorar a saúde bucal da população.
- Projeto de Extensão II- Adaptando Sorrisos: Promovendo Adequação ao Meio Bucal: No contexto da saúde bucal, a acessibilidade e a promoção de cuidados adequados são elementos cruciais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. O projeto de extensão surge como uma iniciativa voltada para a promoção da adaptação e adequação ao meio bucal, visando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar geral dos indivíduos.
- Projeto de Extensão III- Odontologia Sustentável: Integrando Práticas Ecoconscientes: A Odontologia, assim como outras áreas da saúde, desempenha um papel significativo no cuidado das pessoas, mas também pode ter um impacto ambiental considerável. Diante desse contexto, o projeto de extensão surge como uma iniciativa para promover a conscientização e a implementação de práticas sustentáveis no campo da Odontologia.
- Projeto de Extensão IV – Cuidados Terapêuticos: Ampliando o Acesso e a Qualidade dos Serviços de Saúde à População: No campo da Odontologia, a oferta de cuidados terapêuticos acessíveis e de qualidade é essencial para promover a saúde bucal e o bem-estar geral da população. O projeto de extensão surge como uma iniciativa para abordar as necessidades de cuidados terapêuticos em Odontologia, visando alcançar comunidades carentes e grupos vulneráveis que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar tratamentos odontológicos adequados.
- Projeto de Extensão V- Inovação em Odontologia: Transformando o Cuidado Odontológico No cenário da Odontologia contemporânea, a inovação tecnológica desempenha um papel crucial na transformação do cuidado odontológico, proporcionando avanços significativos em diagnóstico, tratamento e gestão de pacientes. O projeto de extensão emerge como uma resposta à necessidade de explorar e implementar tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços odontológicos.
- Projeto de extensão VI – Empreendedorismo social: inovando para transformar o cuidado: Este projeto de extensão tem como objetivo explorar e promover o empreendedorismo na saúde, reconhecendo a importância do espírito empreendedor para impulsionar a inovação e transformar o cuidado de saúde. Compreendemos que o empreendedorismo na área da saúde não se limita apenas a criar novos negócios, mas também envolve a busca por soluções criativas e eficazes para os desafios enfrentados pelo setor.
- Projeto de extensão VII- Capacitando para o futuro: empregabilidade e empreendedorismo na graduação: Este projeto de extensão tem como objetivo capacitar estudantes universitários para o mercado de trabalho, incentivando a empregabilidade e o empreendedorismo desde a graduação. Reconhecemos a importância de preparar os alunos não apenas para buscar empregos, mas também para criar oportunidades e fazer a diferença como empreendedores em suas áreas de atuação.
Agnaldo Placido Da Silva – Especialista
Ana Raquel Carmo de Lima – Doutora
Ernando Gouveia Lima Filho – Mestre
Evanio Vilela Da Silva – Doutor
Gesika Maria Da Silva – Doutora
Josival Emanuel Ferreira Alves – Doutor
Julianne Milenna Padilha Rolim – Mestre
Ladaha Pequeno Menna Barreto Linhares – Mestre
Leticia Francine Silva Ramos – Mestre
Mayara Sabino Leite De Oliveira Duarte – Mestre
Nathalia Larissa Bezerra Lima– Mestre
Rafaela Figueiredo Da Costa Bezerra – Especialista
Raphaela Almeida Melo – Especialista
Yago Matheus Martins De Lima– Especialista
Prof.ª Me. Ladaha Pequeno Menna Barreto Linhares
A Professora Ladaha Linhares é Mestre em Ciências da Saúde e assumiu em fevereiro de 2023 a Coordenação do curso de Odontologia da Faculdade FIC.
Tem Graduação em Odontologia, Bacharelado (UFPE); Especialização em Endodontia (FACSETE) e Mestrado em Ciências da Saúde (UPE). Atua como professora na Faculdade FIC desde 2023, nas disciplinas de formação profissional do curso de Odontologia.
O NDE do curso de Odontologia é composto pelos seguintes membros:
Ladaha Pequeno Menna Barreto Linhares (Coordenadora), Mestre, Tempo Integral;
Andreza Raquel Barbosa de Farias (Docente), Doutora, Tempo Integral;
Agnaldo Plácido Da Silva (Docente), Especialista, Tempo Parcial;
Natalia Cavalcanti De Araújo Lyra (Docente), Mestre, Tempo Parcial;
Evânio Vilela Da Silva (Docente), Doutor, Tempo Parcial.
Periódicos do curso de Odontologia da Faculdade Integrada CETE – FIC
- Revista Ciência & Saúde Coletiva – Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/#
- Rev@Odonto
- bvsalud.org
- Revista de Saúde Pública (ONLINE) – Disponível em:
- https://rsp.fsp.usp.br/
- Revista de Odontologia da UNESP
- SciELO – Revista de Odontologia da UNESP
- Cadernos Saúde Coletiva – Disponível em:
- http://www.iesc.ufrj.br/index.php/cadernos/inicio
- Pesquisa Odontológica Brasileira
- SciELO – Pesquisa Odontológica Brasileira
- CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação a aquisição de novos títulos, atualizações de periódicos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.