FIC FACULDADE INTEGRADA CETE

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Fisioterapia

Informações sobre o Curso

Curso: Fisioterapia

Grau: Bacharelado 

Modalidade: Presencial 

Turno de funcionamento: Matutino e Noturno

Regime Acadêmico: Semestral

Número de vagas anuais: 200 vagas anuais

Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.

Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Maria Fernanda Marinho Rodrigues

Portaria de Criação do Curso

Na Faculdade Integrada CETE – FIC, o Curso de Fisioterapia foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país. Através de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Garanhuns e região.

Para isso, estabelece como objetivos gerais do curso são:

 

  • Formar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
  • Capacitar profissionais capazes de realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, individual ou coletivo;
  • Formar profissionais com capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade da força de trabalho, de medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas;
  • Formar profissionais acessíveis e que mantenham a confidencialidade das informações a eles confiadas;
  • Formar profissionais de saúde aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade de Garanhuns e região circunvizinhas;
  • Capacitar profissionais para fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

 

Os objetivos específicos do Curso são:

 

  • Formar Fisioterapeutas com habilidades e competências para identificar, analisar e interpretar a condição cinético-funcional, levando em consideração a globalidade do ser humano;
  • Formar egressos capazes de elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas;
  • Capacitar os alunos a tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • Capacitar profissionais para realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente;
  • Formar profissionais com competências para docência, consultoria e assessoria técnico-científica em Fisioterapia;
  • Formar profissionais que contribuam na elaboração de projetos no município de Garanhuns, nas cidades do Agreste Meridional de Pernambucos e estados vizinhos, como a Maceió, de Fisioterapia e saúde;
  • Formar profissionais com o domínio de avanços tecnológicos, integrando-se nas ações interdisciplinares e multidisciplinares, interagindo criativamente nos diversos contextos organizacionais e sociais, estabelecendo aproximação com centros de pesquisas locais, nacionais e internacionais, possibilitando habilidade no manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos;
  • Capacitar o aluno a atuar ética e responsavelmente no exercício profissional, considerando e avaliando o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental do Agreste Meridional, contribuindo para o desenvolvimento sustentado da região na qual está inserido;
  • Capacitar o aluno para a análise do contexto étnico-racial no qual está inserido, atuando em consonância e respeito aos Direitos Humanos.

A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  1. ATENÇÃO À SAÚDE: Dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
  2. TOMADA DE DECISÕES: Os profissionais deverão estar fundamentados na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas;
  3. COMUNICAÇÃO: Profissionais acessíveis que mantenham a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  4. LIDERANÇA: Trabalho em equipe multiprofissional, quando deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
  5. ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO: Profissionais aptos a tomarem iniciativas, fazer o gerenciamento e administração, tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
  6. EDUCAÇÃO PERMANENTE: Ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. 

 

Competências e Habilidades Específicas:

A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício:

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
  • Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
  • Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e seus familiares sobre o processo terapêutico;
  • Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  • Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
  • Manter controle sobre à eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia;
  • Poder atuar nos seus diferentes modelos de intervenção.

Portanto, o profissional formado pela Faculdade Integrada CETE, ao final do curso de Fisioterapia, estará apto a trabalhar em todos os níveis de atenção à saúde, desde a promoção à saúde e prevenção de doenças, até a reabilitação de disfunções traumato-ortopédicas, reumáticas, neurológicas, pediátricas, cardiovasculares, pulmonares, uroginecológicas, entre outras de competência da sua formação.

A Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho. 

O curso de Bacharelado em Fisioterapia conta com uma carga horária total de 4.000 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:

 

  • 2.520 horas referentes às disciplinas teóricas; 
  • 200 horas de Projetos de Extensão;
  • 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • 800 horas de Estágio Supervisionado;
  • 200 horas de Atividades Complementares; 

Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade Integrada CETE – FIC:

 

1º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

1

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

30

0

30

ANATOMIA HUMANA

30

30

60

CITOLOGIA E HISTOLOGIA

45

15

60

BIOÉTICA

30

0

30

INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA

45

15

60

BIOQUÍMICA HUMANA

45

15

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

225

75

300

     
 

2º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

2

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

PROJETO DE EXTENSÃO I

0

60

60

BIOFÍSICA

30

0

30

EMBRIOLOGIA

30

0

30

GENÉTICA HUMANA

30

0

30

FISIOLOGIA HUMANA

45

15

60

METODOLOGIA APLICADA A SAÚDE

30

0

30

SAÚDE COLETIVA

30

0

30

ANATOMIA APLICADA À FISIOTERAPIA

15

15

30

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

45

15

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

255

105

360

     
 

3º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

3

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

PROJETO DE EXTENSÃO II

0

60

60

EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA

30

0

30

FARMACOLOGIA

45

15

60

NEUROFISIOLOGIA

15

15

30

BASES FISIOLÓGICAS DO EXERCÍCIO

30

0

30

SAÚDE FUNCIONAL

30

0

30

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA

30

30

60

PATOLOGIA GERAL

45

15

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

225

135

360

 

 

 

 

4º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

4

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

PROJETO DE EXTENSÃO III

0

60

60

EXAMES COMPLEMENTARES

30

0

30

CINESIOTERAPIA

30

30

60

ELETROTERMOFOTOTERAPIA

30

30

60

FISIOTERAPIA EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA I

30

0

30

FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA E SAÚDE DO IDOSO I

30

0

30

PRÓTESE E ÓRTESE

30

30

60

PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE

30

0

30

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210

150

360

     
 

5º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

5

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

PROJETO DE EXTENSÃO IV

0

60

60

TERAPIA MANUAL

15

15

30

FISIOTERAPIA AQUÁTICA

30

30

60

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL

30

30

60

FISIOTERAPIA EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA II

30

30

60

FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA E SAÚDE DO IDOSO II

30

30

60

LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

30

0

30

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

165

195

360

     
 

6º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

6

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

PROJETO DE EXTENSÃO V

0

60

60

FISIOTERAPIA ESPORTIVA

30

30

60

FISIOTERAPIA DO TRABALHO E ERGONOMIA

15

15

30

FISIOTERAPIA BUCOMAXILOFACIAL

15

15

30

FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA

15

15

30

FISIOTERAPIA EM UROLOGIA E SAÚDE DA MULHER I

15

15

30

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL I

30

30

60

CLÍNICA INTEGRADA EM FISIOTERAPIA I

0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

120

240

360

     
 

7º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

7

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

PROJETO DE EXTENSÃO VI

0

60

60

FISIOTERAPIA EM UROLOGIA E SAÚDE DA MULHER II

30

30

60

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA I

60

0

60

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA I

30

0

30

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL II

30

30

60

FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR I

30

0

30

CLÍNICA INTEGRADA EM FISIOTERAPIA II

30

30

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

230

130

360

     
 

8º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

8

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

PROJETO DE EXTENSÃO VII

0

60

60

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA II

30

30

60

FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR II

30

30

60

FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA

30

30

60

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA II

30

30

60

CLÍNICA INTEGRADA III

30

30

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

200

160

360

     
 

9º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

9

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APLICADO À FISIOTERAPIA I

0

30

30

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO EM FISIOTERAPIA

30

30

60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

40

360

400

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

70

420

490

     
 

10º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

10

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

40

360

400

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APLICADO À FISIOTERAPIA II

30

0

30

ELETIVA

30

30

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

100

390

490

     

CH

DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS

2520

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

800

PROJETO DE EXTENSÃO

420

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200

TCC 

60

CARGA HORÁRIA TOTAL

4.000

     

ELETIVAS

APH – ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

   

INTRODUÇÃO A TERAPIA ALTERNATIVA E COMPLEMENTAR

   



A Faculdade Integrada CETE – FIC desenvolve a Extensão como função indissociável do ensino e da pesquisa, com o fim de ampliar conhecimento, dessa forma, trabalha com duas extensões na área de saúde:

  • O Projeto de Extensão CICATRIZE, que tem como proposta o atendimento de pacientes portadores de lesões agudas e crônicas no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS-FIC) concomitantemente serão realizados estudos a partir dos casos atendidos.
  • O Projeto de Extensão Passaporte Farmacêutico visa buscar disseminar o conhecimento sobre a profissão farmacêutica entre os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio e na Comunidade em geral, desmistificar à química entre os estudantes do Ensino Médio, realizar grupos de discussões, palestras e ações, visando aprimorar o conhecimento sobre a importância do farmacêutico e da profissão.
  • O Projeto de Extensão Desmistificando e Biotecnologia visa a popularização de tecnologias aplicadas a saúde, partindo de informação em linguagem acessível. As atividades desenvolvidas incluem postagens de assuntos da atualidade em rede social esclarecendo a aplicação de técnicas de forma didática, além da promoção de palestras e eventos na área.
  • O Projeto de Extensão Saber Gestar é um projeto voltado a educação em saúde durante o período gestacional, repassando as mães temáticas diversas como aleitamento materno, vias de parto e infecções sexualmente transmissíveis. Visa educar mulheres para viver a maternidade da melhor forma, e sobretudo, com conhecimento.
  • O Projeto de Extensão em Semiologia de Enfermagem que objetiva a realização de reuniões periódicas para ampliar o conhecimento envolvendo a semiologia clínica. Ao longo do funcionamento do projeto o conteúdo programático será complementado com a resolução dos casos clínicos atuais. Além de propiciar práticas de observação junto aos extensionistas e profissionais de enfermagem. Estão presentes nesse projeto apenas os alunos de Enfermagem da Faculdade FIC.

Ana Raquel Carmo de Lima – Doutora

Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutora

Antonio Ravely Tavares De Lima – Mestre

Belarmino Santos de Sousa Junior – Doutor

Eliana Goncalves Vieira – Especialista

Eloisa Neves Almeida Pimentel – Mestre

Ernando Gouveia Lima Filho – Mestre

Franklin Da Silva Tenorio – Especialista

Jessica Caroline De Moraes Verissimo – Mestre  

Jose Adelson Alves Do Nascimento Junior – Doutor

Maira De Vasconcelos Lima – Doutora

Luiz Ricardo Eloy De Lima – Mestre

Maria Fernanda Marinho Da Silva – Mestre

Marsilio Brasil De Sa Leitao – Mestre

Mayara Sabino Leite De Oliveira Duarte – Mestre

Natalia Cavalcanti De Araujo Lyra – Mestre

Stephanne Fernandes Barbosa – Especialista

 

Prof.ª Me. Maria Fernanda Marinho Rodrigues

A professora Maria Fernanda Marinho Rodrigues é Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2017). Especialista em Fisioterapia Neurofuncional adulto e idoso (COFFITO,2019). Pós- graduada em Fisioterapia em Terapia Intensiva adulto, pela Pontífica Universidade Católica (2022). Formação em PNF- Facilitação Neuromuscular proprioceptiva pelo IPNFA (níveis I e II; 2018). Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio de Alagoas (2013). Docência no curso de Fisioterapia do Centro Universitário AGES (2017- 2019). Experiência Administrativa na Coordenação do curso de Fisioterapia do UniAGES (2017-2018). Experiência Ambulatorial e Hospitalar nas áreas de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia, Neurologia, Respiratória, Terapia Intensiva e Gerontologia (2011-2014). Atendimento domiciliar em Fisioterapia Neurofuncional adulto e idoso. Experiência Acadêmico-Pedagógica como Vice-Diretora da Liga de Fisioterapia Neurológica da Estácio de Alagoas (2013) e membro da Liga Interdisciplinar de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva da Universidade de Ciências da Saúde (2011-2013). Orientadora da Liga de Funcionalidade e Reabilitação Neurológica – LAFReN- FIC (2021- atual). Atualmente é docente e coordenadora do curso de Fisioterapia na Faculdade Integrada CETE.

O NDE do curso de Fisioterapia é composto pelos seguintes membros:

Maria Fernanda Marinho Rodrigues (Coordenadora), Mestre, Tempo Integral

Stéphanne Fernandes Barbosa Alves (Docente), Especialista, Tempo Integral

Andreza Raquel Barbosa de Farias (Docente), Doutora, Tempo Integral

Ernando Gouveia Lima Filho (Docente), Mestre, Tempo Parcial

Natália Cavalcanti de Araújo Lyra (Docente), Mestre, Tempo Parcial.

Norma do NDE 

Portaria do NDE