Fisioterapia
Informações sobre o Curso
Curso: Fisioterapia
Grau: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Matutino e Noturno
Regime Acadêmico: Semestral
Número de vagas anuais: 200 vagas anuais
Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.
Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Maria Fernanda Marinho Rodrigues
Na Faculdade Integrada CETE – FIC, o Curso de Fisioterapia foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país. Através de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Garanhuns e região.
Para isso, estabelece como objetivos gerais do curso são:
- Formar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
- Capacitar profissionais capazes de realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, individual ou coletivo;
- Formar profissionais com capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade da força de trabalho, de medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas;
- Formar profissionais acessíveis e que mantenham a confidencialidade das informações a eles confiadas;
- Formar profissionais de saúde aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade de Garanhuns e região circunvizinhas;
- Capacitar profissionais para fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.
Os objetivos específicos do Curso são:
- Formar Fisioterapeutas com habilidades e competências para identificar, analisar e interpretar a condição cinético-funcional, levando em consideração a globalidade do ser humano;
- Formar egressos capazes de elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas;
- Capacitar os alunos a tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
- Capacitar profissionais para realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente;
- Formar profissionais com competências para docência, consultoria e assessoria técnico-científica em Fisioterapia;
- Formar profissionais que contribuam na elaboração de projetos no município de Garanhuns, nas cidades do Agreste Meridional de Pernambucos e estados vizinhos, como a Maceió, de Fisioterapia e saúde;
- Formar profissionais com o domínio de avanços tecnológicos, integrando-se nas ações interdisciplinares e multidisciplinares, interagindo criativamente nos diversos contextos organizacionais e sociais, estabelecendo aproximação com centros de pesquisas locais, nacionais e internacionais, possibilitando habilidade no manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos;
- Capacitar o aluno a atuar ética e responsavelmente no exercício profissional, considerando e avaliando o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental do Agreste Meridional, contribuindo para o desenvolvimento sustentado da região na qual está inserido;
- Capacitar o aluno para a análise do contexto étnico-racial no qual está inserido, atuando em consonância e respeito aos Direitos Humanos.
A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
- ATENÇÃO À SAÚDE: Dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
- TOMADA DE DECISÕES: Os profissionais deverão estar fundamentados na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas;
- COMUNICAÇÃO: Profissionais acessíveis que mantenham a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
- LIDERANÇA: Trabalho em equipe multiprofissional, quando deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
- ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO: Profissionais aptos a tomarem iniciativas, fazer o gerenciamento e administração, tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
- EDUCAÇÃO PERMANENTE: Ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.
Competências e Habilidades Específicas:
A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício:
- Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
- Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
- Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
- Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
- Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
- Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
- Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
- Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
- Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
- Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e seus familiares sobre o processo terapêutico;
- Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
- Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
- Manter controle sobre à eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
- Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
- Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia;
- Poder atuar nos seus diferentes modelos de intervenção.
Portanto, o profissional formado pela Faculdade Integrada CETE, ao final do curso de Fisioterapia, estará apto a trabalhar em todos os níveis de atenção à saúde, desde a promoção à saúde e prevenção de doenças, até a reabilitação de disfunções traumato-ortopédicas, reumáticas, neurológicas, pediátricas, cardiovasculares, pulmonares, uroginecológicas, entre outras de competência da sua formação.
A Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho.
O curso de Bacharelado em Fisioterapia conta com uma carga horária total de 4.000 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:
- 2.520 horas referentes às disciplinas teóricas;
- 200 horas de Projetos de Extensão;
- 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso;
- 800 horas de Estágio Supervisionado;
- 200 horas de Atividades Complementares;
Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade Integrada CETE – FIC:
1º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
1 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 30 | 0 | 30 | |
ANATOMIA HUMANA | 30 | 30 | 60 | |
CITOLOGIA E HISTOLOGIA | 45 | 15 | 60 | |
BIOÉTICA | 30 | 0 | 30 | |
INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA | 45 | 15 | 60 | |
BIOQUÍMICA HUMANA | 45 | 15 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 225 | 75 | 300 | |
2º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
2 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
PROJETO DE EXTENSÃO I | 0 | 60 | 60 | |
BIOFÍSICA | 30 | 0 | 30 | |
EMBRIOLOGIA | 30 | 0 | 30 | |
GENÉTICA HUMANA | 30 | 0 | 30 | |
FISIOLOGIA HUMANA | 45 | 15 | 60 | |
METODOLOGIA APLICADA A SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
SAÚDE COLETIVA | 30 | 0 | 30 | |
ANATOMIA APLICADA À FISIOTERAPIA | 15 | 15 | 30 | |
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA | 45 | 15 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 255 | 105 | 360 | |
3º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
3 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
PROJETO DE EXTENSÃO II | 0 | 60 | 60 | |
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA | 30 | 0 | 30 | |
FARMACOLOGIA | 45 | 15 | 60 | |
NEUROFISIOLOGIA | 15 | 15 | 30 | |
BASES FISIOLÓGICAS DO EXERCÍCIO | 30 | 0 | 30 | |
SAÚDE FUNCIONAL | 30 | 0 | 30 | |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA | 30 | 30 | 60 | |
PATOLOGIA GERAL | 45 | 15 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 225 | 135 | 360 | |
|
| |||
4º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
4 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
PROJETO DE EXTENSÃO III | 0 | 60 | 60 | |
EXAMES COMPLEMENTARES | 30 | 0 | 30 | |
CINESIOTERAPIA | 30 | 30 | 60 | |
ELETROTERMOFOTOTERAPIA | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA I | 30 | 0 | 30 | |
FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA E SAÚDE DO IDOSO I | 30 | 0 | 30 | |
PRÓTESE E ÓRTESE | 30 | 30 | 60 | |
PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE | 30 | 0 | 30 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 210 | 150 | 360 | |
5º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
5 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
PROJETO DE EXTENSÃO IV | 0 | 60 | 60 | |
TERAPIA MANUAL | 15 | 15 | 30 | |
FISIOTERAPIA AQUÁTICA | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA II | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA E SAÚDE DO IDOSO II | 30 | 30 | 60 | |
LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 30 | 0 | 30 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 165 | 195 | 360 | |
6º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
6 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
PROJETO DE EXTENSÃO V | 0 | 60 | 60 | |
FISIOTERAPIA ESPORTIVA | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA DO TRABALHO E ERGONOMIA | 15 | 15 | 30 | |
FISIOTERAPIA BUCOMAXILOFACIAL | 15 | 15 | 30 | |
FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA | 15 | 15 | 30 | |
FISIOTERAPIA EM UROLOGIA E SAÚDE DA MULHER I | 15 | 15 | 30 | |
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL I | 30 | 30 | 60 | |
CLÍNICA INTEGRADA EM FISIOTERAPIA I | 0 | 60 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 120 | 240 | 360 | |
7º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
7 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
PROJETO DE EXTENSÃO VI | 0 | 60 | 60 | |
FISIOTERAPIA EM UROLOGIA E SAÚDE DA MULHER II | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA I | 60 | 0 | 60 | |
FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA I | 30 | 0 | 30 | |
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL II | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR I | 30 | 0 | 30 | |
CLÍNICA INTEGRADA EM FISIOTERAPIA II | 30 | 30 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 230 | 130 | 360 | |
8º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
8 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
PROJETO DE EXTENSÃO VII | 0 | 60 | 60 | |
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA II | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR II | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA | 30 | 30 | 60 | |
FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA II | 30 | 30 | 60 | |
CLÍNICA INTEGRADA III | 30 | 30 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 200 | 160 | 360 | |
9º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
9 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APLICADO À FISIOTERAPIA I | 0 | 30 | 30 | |
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO EM FISIOTERAPIA | 30 | 30 | 60 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 40 | 360 | 400 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 70 | 420 | 490 | |
10º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |||
10 | COMPONENTE CURRICULAR | TEÓRICA | PRÁTICA | CH TOTAL |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 40 | 360 | 400 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APLICADO À FISIOTERAPIA II | 30 | 0 | 30 | |
ELETIVA | 30 | 30 | 60 | |
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE | 100 | 390 | 490 | |
CH | DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS | 2520 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 800 | |||
PROJETO DE EXTENSÃO | 420 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 | |||
TCC | 60 | |||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4.000 | |||
ELETIVAS | APH – ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR | |||
INTRODUÇÃO A TERAPIA ALTERNATIVA E COMPLEMENTAR |
A Faculdade Integrada CETE – FIC desenvolve a Extensão como função indissociável do ensino e da pesquisa, com o fim de ampliar conhecimento, dessa forma, trabalha com duas extensões na área de saúde:
- O Projeto de Extensão CICATRIZE, que tem como proposta o atendimento de pacientes portadores de lesões agudas e crônicas no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS-FIC) concomitantemente serão realizados estudos a partir dos casos atendidos.
- O Projeto de Extensão Passaporte Farmacêutico visa buscar disseminar o conhecimento sobre a profissão farmacêutica entre os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio e na Comunidade em geral, desmistificar à química entre os estudantes do Ensino Médio, realizar grupos de discussões, palestras e ações, visando aprimorar o conhecimento sobre a importância do farmacêutico e da profissão.
- O Projeto de Extensão Desmistificando e Biotecnologia visa a popularização de tecnologias aplicadas a saúde, partindo de informação em linguagem acessível. As atividades desenvolvidas incluem postagens de assuntos da atualidade em rede social esclarecendo a aplicação de técnicas de forma didática, além da promoção de palestras e eventos na área.
- O Projeto de Extensão Saber Gestar é um projeto voltado a educação em saúde durante o período gestacional, repassando as mães temáticas diversas como aleitamento materno, vias de parto e infecções sexualmente transmissíveis. Visa educar mulheres para viver a maternidade da melhor forma, e sobretudo, com conhecimento.
- O Projeto de Extensão em Semiologia de Enfermagem que objetiva a realização de reuniões periódicas para ampliar o conhecimento envolvendo a semiologia clínica. Ao longo do funcionamento do projeto o conteúdo programático será complementado com a resolução dos casos clínicos atuais. Além de propiciar práticas de observação junto aos extensionistas e profissionais de enfermagem. Estão presentes nesse projeto apenas os alunos de Enfermagem da Faculdade FIC.
Ana Raquel Carmo de Lima – Doutora
Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutora
Antonio Ravely Tavares De Lima – Mestre
Belarmino Santos de Sousa Junior – Doutor
Eliana Goncalves Vieira – Especialista
Eloisa Neves Almeida Pimentel – Mestre
Ernando Gouveia Lima Filho – Mestre
Franklin Da Silva Tenorio – Especialista
Jessica Caroline De Moraes Verissimo – Mestre
Jose Adelson Alves Do Nascimento Junior – Doutor
Maira De Vasconcelos Lima – Doutora
Luiz Ricardo Eloy De Lima – Mestre
Maria Fernanda Marinho Da Silva – Mestre
Marsilio Brasil De Sa Leitao – Mestre
Mayara Sabino Leite De Oliveira Duarte – Mestre
Natalia Cavalcanti De Araujo Lyra – Mestre
Stephanne Fernandes Barbosa – Especialista
Prof.ª Me. Maria Fernanda Marinho Rodrigues
A professora Maria Fernanda Marinho Rodrigues é Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2017). Especialista em Fisioterapia Neurofuncional adulto e idoso (COFFITO,2019). Pós- graduada em Fisioterapia em Terapia Intensiva adulto, pela Pontífica Universidade Católica (2022). Formação em PNF- Facilitação Neuromuscular proprioceptiva pelo IPNFA (níveis I e II; 2018). Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio de Alagoas (2013). Docência no curso de Fisioterapia do Centro Universitário AGES (2017- 2019). Experiência Administrativa na Coordenação do curso de Fisioterapia do UniAGES (2017-2018). Experiência Ambulatorial e Hospitalar nas áreas de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia, Neurologia, Respiratória, Terapia Intensiva e Gerontologia (2011-2014). Atendimento domiciliar em Fisioterapia Neurofuncional adulto e idoso. Experiência Acadêmico-Pedagógica como Vice-Diretora da Liga de Fisioterapia Neurológica da Estácio de Alagoas (2013) e membro da Liga Interdisciplinar de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva da Universidade de Ciências da Saúde (2011-2013). Orientadora da Liga de Funcionalidade e Reabilitação Neurológica – LAFReN- FIC (2021- atual). Atualmente é docente e coordenadora do curso de Fisioterapia na Faculdade Integrada CETE.
O NDE do curso de Fisioterapia é composto pelos seguintes membros:
Maria Fernanda Marinho Rodrigues (Coordenadora), Mestre, Tempo Integral
Stéphanne Fernandes Barbosa Alves (Docente), Especialista, Tempo Integral
Andreza Raquel Barbosa de Farias (Docente), Doutora, Tempo Integral
Ernando Gouveia Lima Filho (Docente), Mestre, Tempo Parcial
Natália Cavalcanti de Araújo Lyra (Docente), Mestre, Tempo Parcial.
Periódicos do curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada CETE – FIC
- Fisioterapia em Movimento – Disponível em: https://www.scielo.br/j/fm/
- Fisioterapia & Pesquisa – Disponível em: https://www.revistas.usp.br/fpusp/issue/view/12529
- Fisioterapia & Saúde funcional – Disponível em: www.periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/issue/view/1175
- Revista Brasileira de Fisioterapia – Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=1313
- Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental – Disponível em: seer.unirio.br/cuidadofundamental/index
- Revista Ciência & Saúde Coletiva – Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/#
- Ciência, Cuidado e Saúde – Disponível em: www.den.uem.br/contato-1
- Acta Fisiátrica – Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/about
- Saúde em Debate – Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/about
- Pensar a Prática – Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/fef/about
- Revista Motrivivência – Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia
- Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS
- CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
Semestralmente o acervo de livros e periódicos é atualizado, seja em relação a aquisição de novos títulos, atualizações de periódicos ou compra de mais exemplares de títulos já existentes de acordo com as obras mais demandadas, existindo plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço da Biblioteca.