FIC FACULDADE INTEGRADA CETE

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Farmácia

Informações sobre o Curso

Curso: Farmácia

Grau: Bacharelado 

Modalidade: Presencial 

Turno de funcionamento: Matutino e Noturno

Regime Acadêmico: Semestral

Número de vagas anuais: 200 vagas anuais

Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.

Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Ana Caroline Costa Xavier

Portaria de Criação do Curso

Na Faculdade Integrada CETE – FIC, o Curso de Farmácia foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país. Através de um ensino superior de qualidade que proporciona conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos estejam aptos a colaborar com a saúde e bem-estar da população de Garanhuns e região.

Para isso, estabelece como objetivo geral do curso:

  • Formar profissionais generalistas na área de Farmácia, tecnicamente qualificados, que sejam capazes de entender e intervir, de uma forma crítica, reflexiva e humanista nas subáreas de conhecimento que identificam o Farmacêutico com ênfase em medicamentos, análises clínicas e toxicológicas, farmácia industrial e em alimentos, de modo que promova, preserve e recupere a saúde de maneira significativa a qualidade de vida da sociedade.

 

Os objetivos específicos do Curso:

 

Considerando as dimensões do conhecimento, das habilidades e das atitudes, os objetivos específicos do referido curso de Farmácia são os seguintes:

Na dimensão do conhecimento:

  • Formar profissionais de Farmácia conscientes da importância de seu papel na sociedade atual como profissional de saúde;
  • Compreender as bases conceituais dos princípios humanísticos, éticos; das relações interpessoais; da comunicação e informação, dos princípios e métodos da ciência, tecnologia e do processo de trabalho;
  • Formar profissionais aptos para a inserção no mercado de trabalho de Garanhuns e região com habilidades para desenvolver projetos no ramo farmacêutico, biológico, químico e da saúde;
  • Formar profissionais, sobretudo empreendedores;
  • Favorecer, no estudante, o desenvolvimento de seu potencial criativo, do raciocínio e de sua visão crítica do mundo;
  • Formar profissionais conscientes de seu autoaprimoramento contínuo;
  • Incentivar a pesquisa, extensão e a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, no Agreste Meridional.

 

Na dimensão das habilidades intelectuais

  • Utilizar e manejar apropriadamente as técnicas, os instrumentos, procedimentos e outros recursos laboratoriais e tecnológicos aplicados na prática profissional;
  • Utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade;
  • Utilizar a metodologia científica na aquisição e produção de conhecimentos;
  • Buscar, selecionar e manejar informações;
  • Formar profissionais capazes de atuar efetivamente nos processos de promoção a saúde;
  • Desenvolver habilidades relacionadas à Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica contribuindo para a formação de um profissional que atenda às necessidades atuais;
  • Desenvolver competências relacionadas às Análises Clínicas e Toxicológicas com habilidades nos procedimentos, análises e nos diagnósticos laboratoriais;
  • Pesquisar, desenvolver, atuar na produção, manipulação, controle e garantia de qualidade de insumos e fármacos, cosméticos, alimentos e de outros produtos aplicados à área da saúde;
  • Preparar o profissional visando o uso racional de medicamentos capaz de realizar, interpretar, avaliar prescrições e monitorar interações e problemas relacionados ao uso de medicamento;
  • Habilitar o profissional na atuação multidisciplinar todos os níveis do sistema de saúde (unidades básicas de saúde, hospitais) tanto no setor público (Sistema Único de Saúde) como no privado.

 

Na dimensão das atitudes:

  • Buscar constante aprimoramento profissional através da educação continuada e reconhecer os limites e as possibilidades da sua prática profissional;
  • Apropriar-se de novas formas de aprender, conectadas com a realidade concreta, aprimorando a independência intelectual, o exercício da crítica e a autonomia no aprender;
  • Compreender o papel do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações sociais;
  • Valorizar a produção e utilização do conhecimento científico-tecnológico, aprimorando o rigor científico e intelectual em suas ações sociais e profissionais;
  • Ter espírito empreendedor e exercer a profissão, pautado em valores éticos e humanísticos tais como a solidariedade, respeito à vida humana e ao meio ambiente, convivência com a pluralidade e diversidade de ideias e pensamentos;
  • Desenvolver a capacidade de liderança e comunicação junto aos profissionais de saúde, ao público e aos pacientes.

A formação possibilita ao Farmacêutico, egresso do Curso de Farmácia da FIC, atuar nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde.

 

As competências e habilidades específicas requeridas são estruturadas nos eixos:

Cuidado em Saúde.

 

  • Realizar o acolhimento do indivíduo, verificação das necessidades, realização da anamnese farmacêutica e registro das informações referentes ao cuidado em saúde, considerando o contexto de vida e a integralidade do indivíduo;
  • Avaliar a farmacoterapia, com base em raciocínio clínico, considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo;
  • Solicitar, realizar e interpretar os exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, verificar e avaliar parâmetros fisiológicos, bioquímicos e farmacocinéticos, para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e de provisão de outros serviços farmacêuticos;
  • Investigar os riscos relacionados à segurança do paciente, visando ao desenvolvimento de ações preventivas e corretivas; 
  • Identificar situações de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou serviço de saúde, atuando de modo que se preserve a saúde e a integridade do paciente;
  • Planejar, coordenar e realizar o diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, fármacoepidemiológicos, fármacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais;
  • Elaborar e aplicar o plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com acompanhamento da sua evolução;
  • Realizar a prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas, cosméticos e outras intervenções, relativas ao cuidado em saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;
  • Dispensar medicamentos, considerando o acesso e o seu uso seguro e racional;
  • Executar o rastreamento e educação em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, gestão da clínica, entre outros serviços farmacêuticos;
  • Esclarecer o indivíduo, e, quando necessário, ao seu cuidador, sobre a condição de saúde, tratamento, exames clínico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao processo de cuidado;
  • Realizar a busca, seleção, organização, interpretação e divulgação de informações, que orientem a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, em consonância com as políticas de saúde;
  • Trabalhar a promoção e educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a comunidade de Garanhuns e regiões circunvizinhas, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo ações educativas;
  • Orientar o uso seguro e racional de alimentos, relacionados à saúde, incluindo os parenterais e enterais, bem como os suplementos alimentares e de plantas medicinais fitoterápicas de eficácia comprovada.

 

Tecnologia e Inovação em Saúde

  • Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de fármacos, medicamentos, insumos; biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos; alimentos, preparações parenterais e enterais, suplementos alimentares e dietéticos; cosméticos, saneantes e domissanitários;
  • Pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade de tecnologias de processos e serviços aplicados à área da saúde, sustentabilidade do meio ambiente e a minimização de riscos, avaliação da infraestrutura necessária à adequação de instalações e equipamentos, avaliação e implantação de procedimentos adequados de embalagem e de rotulagem, administração da logística de armazenamento e transporte, incorporação de tecnologia de informação, orientação e compartilhamento de conhecimentos com a equipe de trabalho.

Gestão em Saúde

  • Identificar e registrar os problemas e as necessidades de saúde, envolvendo o conhecimento e compreensão das políticas públicas de saúde, aplicando-as de forma articulada nas diferentes instâncias;
  • Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos, envolvendo o conhecimento e avaliação dos diferentes modelos de gestão em saúde;
  • Promover o desenvolvimento e gerenciamento de pessoas e equipes envolvendo o conhecimento da legislação que rege as relações com os trabalhadores e atuar na definição de suas funções e sua integração com os objetivos da organização do serviço.

A Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade FIC está organizada para oferecer ao aluno referenciais teórico-práticos que colaborem com o desenvolvimento de competências gerais e específicas que promovam o seu pleno desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho. 

O curso de Bacharelado em Farmácia conta com uma carga horária total de 4.160 horas horas-relógio e está com as atividades assim distribuídas:

 

  • 2.760 horas referentes às disciplinas teóricas;
  • 420 horas de Projetos de Extensão;
  • 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • 840 horas de Estágio Supervisionados;
  • 80 horas de Atividades Complementares; 

Abaixo, segue a matriz curricular do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade Integrada CETE – FIC:

 

1º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

1

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

BIOÉTICA

30

 0

30

BIOQUÍMICA HUMANA 

40

20

60

CITOLOGIA E HISTOLOGIA

40

20

60

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

30

 0

30

EMBRIOLOGIA

30

0

30

GENÉTICA HUMANA

30

0

30

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

30

0

30

METODOLOGIA DA CIÊNCIA

30

 0

30

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

260


40


300

     
 

2º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

2

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ANATOMIA HUMANA

30

30

60

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

20

10

30

CÁLCULO FARMACÊUTICO

30

0

30

EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA

30

30

FARMACOEPIDEMIOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA

30

0

30

OPERAÇÕES UNITÁRIAS

20

  10 

30

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

40

20

60

SAÚDE COLETIVA

30

 0

30

PROJETO DE EXTENSÃO I

 0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

230


130


360

     
 

3º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

3

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

BIOFÍSICA

30

0

30

FÍSICO-QUÍMICA

30

0

30

FISIOLOGIA HUMANA

40

20

60

MICROBIOLOGIA

40

20

60

PARASITOLOGIA

20

10 

30

PSICOLOGIA APLICADA

30

0

30

QUÍMICA ORGÂNICA I 

40

20

60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (Saúde Coletiva)

0

 85

 85

PROJETO DE EXTENSÃO II

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

230


215


445

 

 

 

 

4º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

4

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

BIOQUÍMICA APLICADA

20

10

30

FARMACOBOTÂNICA

20

10

30

FARMACOLOGIA I 

50

10

60

IMUNOLOGIA

20

10

30

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

30

0

30

PATOLOGIA GERAL

40

 20

60

QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA 

20

10

30

QUÍMICA ORGÂNICA II

20

10

30

PROJETO DE EXTENSÃO III

 0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

220


140


360

     
 

5º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

5

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

30

 0

30

FARMACOGNOSIA 

40

20

60

FARMACOLOGIA II

50

10

60

FARMACOTÉCNICA I

40

20

60

QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA 

20

10

30

SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA FARMACÊUTICA

30

30

60

PROJETO DE EXTENSÃO IV

 0

60

60

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210


150


360

     
 

6º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

6

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS, ENZIMOLOGIA E TECNOLOGIA DAS FERMENTAÇÕES

40

20

60

FARMACOLOGIA III

50

10

60

FARMACOTÉCNICA II

30

30

60

PLANEJAMENTO E SÍNTESE MOLECULAR/ BIOTECNOLOGIA

40

20

60

QUÍMICA FARMACÊUTICA E MEDICINAL

50

10

60

PROJETO DE EXTENSÃO V

 0

60

60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (Assistência e Atenção Farmacêuticas)

0

 155

 155

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

210


305


515

     
 

7º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

7

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

BACTERIOLOGIA E PARASITOLOGIA CLÍNICA

40

20

60

FARMÁCIA HOSPITALAR E ONCOLÓGICA

40

20 

60

MICOLOGIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

20

10

30

NUTRIÇÃO CLÍNICA E PARENTERAL 

20

10

30

UROANÁLISES E LÍQUIDOS CAVITÁRIOS

20

10

30

VIROLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA

40

20

60

PROJETO DE EXTENSÃO VI

 0

60

60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III (Farmácia de Manipulação)

0

100

100

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

180


250


430

     
 

8º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

8

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

BIOQUÍMICA CLÍNICA

40

20

60

BROMATOLOGIA

20

10

30

CITOPATOLOGIA

20

10

30

FARMACOLOGIA CLÍNICA E FARMACOTERAPIA

30

0

30

HEMATOLOGIA GERAL E CLÍNICA

40

20

60

TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS

40

20

60

TOXICOLOGIA GERAL E CLÍNICA

30

0

30

PROJETO DE EXTENSÃO VII

 0

60

60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV (Farmácia Hospitalar)

0

100

 100

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

220


240


460

     
 

9º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

9

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

CONTROLE DE QUALIDADE BIOLÓGICO E MICROBIOLÓGICO DE MEDICAMENTOS

30

30

60

CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICO DE MEDICAMENTOS

30

30

60

COSMETOLOGIA E ESTÉTICA

40

20

60

FITOTERAPIA E HOMEOPATIA

20

10

30

TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

40

20

60

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APLICADO A FARMÁCIA I

30

30

ESTÁGIO SUPERVISIONADO V (Análises Clínicas e toxicológicas)

0

 250

250

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

190


360


550

     
 

10º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

10

COMPONENTE CURRICULAR

TEÓRICA

PRÁTICA

CH TOTAL

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS E FARMACOECONOMIA

30



0



30

ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE A PESSOAS DE GRUPOS POPULACIONAIS SOCIALMENTE DIVERSOS (LGBTQIA+, POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENAS)

30





0





30

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA

30


0


30

PRÁTICAS FARMACÊUTICAS NO SUS, CUIDADO FARMACÊUTICO E SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

30



0



30

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APLICADO A FARMÁCIA II

30


0


30

ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI (Indústria)

0


150


150

CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE

150


 150

        300

     

CH

DISCIPLINAS TEÓRICO – PRÁTICAS

2760

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

840

PROJETO DE EXTENSÃO

420

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

80

TCC 

60

CARGA HORÁRIA TOTAL

4.160

 

A Faculdade Integrada CETE – FIC desenvolve a Extensão como função indissociável do ensino e da pesquisa, com o fim de ampliar conhecimento, dessa forma, trabalha com duas extensões na área de saúde:

  • O Projeto de Extensão CICATRIZE, que tem como proposta o atendimento de pacientes portadores de lesões agudas e crônicas no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS-FIC) concomitantemente serão realizados estudos a partir dos casos atendidos.
  • O Projeto de Extensão Passaporte Farmacêutico visa buscar disseminar o conhecimento sobre a profissão farmacêutica entre os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio e na Comunidade em geral, desmistificar à química entre os estudantes do Ensino Médio, realizar grupos de discussões, palestras e ações, visando aprimorar o conhecimento sobre a importância do farmacêutico e da profissão.
  • O Projeto de Extensão Desmistificando e Biotecnologia visa a popularização de tecnologias aplicadas a saúde, partindo de informação em linguagem acessível. As atividades desenvolvidas incluem postagens de assuntos da atualidade em rede social esclarecendo a aplicação de técnicas de forma didática, além da promoção de palestras e eventos na área.
  • O Projeto de Extensão Saber Gestar é um projeto voltado a educação em saúde durante o período gestacional, repassando as mães temáticas diversas como aleitamento materno, vias de parto e infecções sexualmente transmissíveis. Visa educar mulheres para viver a maternidade da melhor forma, e sobretudo, com conhecimento.
  • O Projeto de Extensão em Semiologia de Enfermagem que objetiva a realização de reuniões periódicas para ampliar o conhecimento envolvendo a semiologia clínica. Ao longo do funcionamento do projeto o conteúdo programático será complementado com a resolução dos casos clínicos atuais. Além de propiciar práticas de observação junto aos extensionistas e profissionais de enfermagem. Estão presentes nesse projeto apenas os alunos de Enfermagem da Faculdade FIC.

Ana Caroline Costa Xavier – Mestre

Ana Raquel Carmo de Lima – Doutora

Andressa Aguiar Bezerra De Araujo – Especialista

Andreza Raquel Barbosa de Farias – Doutora

Eloisa Neves Almeida Pimentel – Mestre

Ernando Gouveia Lima Filho – Mestre

Isaneli Batista Dos Santos – Doutora

Jessica Vasconcelos De Lacerda – Mestre

Jose Adelson Alves Do Nascimento Junior – Doutor

Jose Ferreira De Sousa Netto – Especialista  

Josival Emanuel Ferreira Alves – Doutor

Julianne Milenna Padilha Rolim – Mestre

Liderlanio De Almeida Araujo – Doutor

Mayara Leticia De Souza – Especialista

Mayara Sabino Leite De Oliveira Duarte – Mestre

Natally Dos Santos Silva – Mestre

Raphaela Almeida Melo – Especialista

Sanielly Jonhara Torres Silva – Mestre

Tiago Da Silva Araujo – Mestre

Uiara Maria De Barros Lira Lins – Mestre

Yago Matheus Martins De Lima – Especialista

Prof.ª Me. Ana Caroline Costa Xavier

A professora Ana Caroline Costa Xavier é Farmacêutica formada pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) como bolsista na modalidade Integral pelo Programa Universidade para todos (PROUNI). Especialista em Farmácia Clínica com habilitação em prescrição farmacêutica, atuando como Farmacêutica clínica e hospitalar na Cooperativa Médica Unimed Caruaru (Pernambuco). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também atua como professora titular na disciplina de Farmacologia nos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Integrada Cete (FIC). Com experiência na área de produtos naturais, farmácia clínica e farmácia hospitalar.

A coordenadora do Curso de Farmácia, Profa. Ana Caroline Costa Xavier, desenvolve atividades acadêmicas relacionadas à gestão do Projeto Pedagógico do Curso, em parceria com o NDE do Curso. Preside o Colegiado do Curso e o NDE.

 

O NDE do curso de Farmácia é composto pelos seguintes membros:

 

Ana Caroline Costa Xavier (Coordenadora), Mestre, Tempo Integral

Andressa Aguiar Bezerra de Araújo (Docente), Especialista, Tempo Integral

Andreza Raquel Barbosa de Farias (Docente), Doutora, Tempo Integral

José Ferreira de Sousa Netto (Docente), Especialista, Tempo Parcial

Uiara Maria De Barros Lira Lins (Docente), Mestre, Tempo Parcial.

 

Portaria NDE 

Norma do NDE