Conheça nossos cursos de graduação

Fisioterapia

Modalidade: Bacharelado

Certificação: Diploma de Bacharel em Fisioterapia
Forma de Cumprimento: Presencial 
Regime Acadêmico: Semestral

Duração: 5 anos (10 semestres)

Vagas:  200 vagas anuais (Matutino e Noturno)

Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.

Coordenadora: Prof. Me. Maria Fernanda Marinho da Silva

Conheça nosso Curso

O Curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada CETE – FIC foi autorizado pela Portaria MEC de nº 28 de 30 de janeiro de 2019, com a oferta 200 vagas anuais, distribuídas 100 vagas no turno da Manhã e 100 vagas da Noite. Tendo em vista, as características da região e suas possibilidades de crescimento econômico, a Faculdade, por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional e do seu PPC, acredita no potencial do curso e entrega de egressos capazes de atuar em diversas áreas e segmentos da Fisioterapia.

Os alunos do curso de Fisioterapia atuam suas práticas nos Laboratórios que estão localizados na Faculdade FIC, na estrutura do CAIS – Clínica de Assistência Integral e Social da FIC, e em Clinicas parceiras.

Diante de uma região com potencial de crescimento e demanda reprimida na área da saúde, inclusive de fisioterapeutas, destaca-se que Garanhuns é um centro irradiador de comércio, um Polo médico, reconhecida pelo lazer, cultura e dos serviços na região do Agreste Meridional de Pernambuco.

Nesse cenário, o Curso de Fisioterapia da Faculdade FIC contempla, em consonância com o seu Projeto Pedagógico e organização curricular, a oferta de conteúdos que permitem a interrelação com as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade. Tendo em vista a importância da formação humanizada do sujeito ético, da construção de valores que sejam diferenciais numa sociedade tão necessitada de solidariedade e cidadania, assim como visualizando formar profissionais competentes para com o exercício de sua profissão, são trabalhados os conteúdos nas seguintes perspectivas: formação básica, formação profissional, estudos quantitativos e suas tecnologias e formação complementar.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação em Fisioterapia, a Faculdade FIC visa a qualidade profissional de seus egressos, de modo que valorizar a inserção regional em todos os cursos de graduação e nos cursos e programas de pós-graduação que oferece, por meio de atividades complementares, seminários, projetos de extensão, simpósios e eventos similares, para o desenvolvimento de estudos, conhecimentos e pesquisas sobre a como melhorar a atuação desses profissionais para melhorar a vida das pessoas de Garanhuns e das cidades circunvizinhas.

O curso de Fisioterapia da Faculdade FIC dispõe de 05 (cinco) Laboratórios Didáticos Básicos: (1) Laboratório de Anatomia Humana, (1) Microscopia, (1) Bioquímica, (1) Informática e (1) Enfermagem em saúde, sendo este interdisciplinar, usados pelas disciplinas básicas do curso, possibilitando ao aluno a prática laboratorial, de vital importância para sua formação, são espaços onde se pode realizar a articulação entre a teoria e a prática.

Conta também com 02 (dois) Laboratórios especializados: (1) Multidisciplinar e (1) Ginásio Terapêutico, que possibilitam aos alunos a prática laboratorial, de vital importância para sua formação, aliando uma articulação entre a teoria e a prática.

Os Laboratórios de Formação Básica e Específica são espaços destinados para as atividades teóricos – técnicas – práticas, objetivando o embasamento das disciplinas ofertadas ao longo do curso, através das práticas e pesquisas do referencial didático, propiciando a construção dos conhecimentos e sua aplicabilidade em benefício do processo ensino aprendizagem e da coletividade, a qual o mesmo está inserido. Sendo os laboratórios de formação básica e Específica multidisciplinares um lócus que favorece a aquisição e ampliação do conhecimento e o exercício de práticas profissionais.

Para os Laboratórios de habilidades para o curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada CETE – FIC, há a Clínica Escola FIC localizada no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS – FIC) com atividades de assistência terapêutica prestada por estudantes em caráter de prática supervisionada, durante o período das disciplinas específicas para cada área de atendimento. Isto é, não se trata de estágio supervisionado, mas atividades realizadas para o aprimoramento dos discentes na Clínica Escola. A Clínica Escola da Faculdade FIC conta com instalações, materiais e equipamentos que apresentam condições de proporcionar ao acadêmico, atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, garantindo a qualidade da assistência fisioterapêutica.

  • Projeto de Extensão CICATRIZE Tem como proposta o atendimento de pacientes portadores de lesões agudas e crônicas atendidas no Centro de Assistencial Integral e Social (CAIS-FIC) concomitantemente serão realizados estudos a partir dos casos atendidos. No projeto participam os alunos de Enfermagem e Fisioterapia.
  • Projeto de extensão Passaporte Farmacêutico Visa buscar disseminar o conhecimento sobre a profissão farmacêutica entre os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio e na Comunidade em geral, desmistificar à química entre os estudantes do Ensino Médio, realizar grupos de discussões, palestras e ações, visando aprimorar o conhecimento sobre a importância do farmacêutico e da profissão. Estão presentes nesse projeto apenas os alunos de Farmácia da Faculdade FIC.

Ainda seguindo a proposta de Extensão, na Faculdade FIC há nove ligas Acadêmicas na área de saúde para melhor engajamento dos alunos e professores no fomento de ações sociais, estudo e aperfeiçoamento de temas importantes para a formação acadêmica e profissional dos alunos. As ligas acadêmicas na área de saúde da Faculdade FIC, inclusive algumas específica do curso de Fisioterapia, são:

  • Liga Acadêmica de Funcionalidade e Reabilitação Neurológica LAFReN Tem por objetivo discutir e promover atividades voltadas para funcionalidade e reabilitação neurológica. No âmbito pedagógico a LAFReN trabalha de modo a integrar as disciplinas de Neurofisiologia, Fisioterapia em Neurologia I e Fisioterapia em Neurologia II através de discussões de casos clínicos e rodadas de seminários. No que cerne a pesquisa e extensão a LAFReN irá iniciar suas atividades junto aos atendimentos que ocorrerão no CAIS-FIC para discussão clínica junto. No que cerne a pesquisa, a LAFReN tem realizado introduções a pesquisa científica e fomentado a elaboração de revisões de literatura pelos discentes. A perspectiva atual é de apresentação destas revisões em eventos locais.
  • Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva – LAFRETI A Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva é destinada ao crescimento do conhecimento dos acadêmicos, promovendo atividades voltadas para a reabilitação pulmonar. No âmbito pedagógico a LAFRETI trabalha de modo a integrar as disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Fisioterapia Cardiovascular através de discussões de casos clínicos e rodadas de seminários e incentivo a pesquisa e escrita de artigos para submissão em revistas e apresentação de trabalhos em eventos científicos.
  • Liga Acadêmica de Apoio à Pessoa com Deficiência – LAAPCD A LAAPCD surgiu com o intuito de aprofundar estudos sobre as necessidades que envolvem pessoas com deficiência, desde seus direitos sociais como também ofertando atendimento fisioterapêutico voluntário à comunidade, suas atividades estão voltadas para crianças com diagnóstico de autismo, colocando o aluno em contato direto com a população, para que possa vivenciar os problemas mais prevalentes. Tem como apoio a INSCAPROS, instituição sem fins lucrativos que presta serviços gratuitos à população de baixa renda no município de Garanhuns-PE.
  • Liga Acadêmica de Anatomia Clínica – LIAAC A Liga LIAAC tem compromisso quanto ao conhecimento e aprendizado dos acadêmicos, tendo como finalidade a criação de uma linha de pesquisa para cumprir a responsabilidade dos discentes como provedores de saúde. Com os conhecimentos adquiridos pelas diversas atividades da Liga, os componentes da mesma terão a responsabilidade de atuar na sociedade a qual estão inseridos, por vínculos com instituições específicas que compartilham com o objetivo de promover a saúde dos futuros pacientes, aplicando a anatomia no combate de agravos da saúde.
  • Liga Acadêmica de Bioquímica e Biologia Molecular – LIB2M Tem como objetivo geral contribuir na formação do profissional da saúde durante o curso de graduação, aperfeiçoando suas habilidades e suas atitudes, buscando uma formação científica, humanística e ética, independentemente se o mesmo estará vinculado direta ou indiretamente à especialidade proposta, sem ênfase à especialização, abrangendo o aprendizado adquirido para a promoção da saúde, a gerar várias atuações nos níveis de prevenção e tratamento, colaborando para uma dinamização do processo de ensino-aprendizagem. Além das formações teóricas e treinamentos em laboratório, os membros são incentivados a participar de eventos científicos além de atuar desenvolvendo eventos periódicos presenciais e online onde promovem palestras e oportunizam a produção e divulgação de trabalhos científicos para membros internos e externos a instituição.
  • Liga Acadêmica de Fitoterapia – LAFITO A liga realiza acompanhamento de ensino aos alunos das disciplinas de Farmacognosia e Fitoterapia. Também são realizados atendimentos informativos à população durante a execução das atividades de extensão como entrega de mudas de plantas medicinais e palestras ofertados à população da região de Garanhuns. Planeja-se a realização de eventos para a comunidade acadêmica como a atualização em Fitoterapia e Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos, o Congresso Garanhuense em Plantas Medicinais e Fitoterápicos, um evento que reunirá estudantes e profissionais da área de saúde que trabalham diretamente com a Fitoterapia. Serão realizadas ainda pesquisas científicas através das experiências de extensão, bem como através de grupos de estudos pertencentes à liga, que realizarão pesquisas científicas voltados à área de Fitoterapia.
  • Liga Acadêmica em Pesquisas em Emergência e Terapia Intensiva – LAPET Desenvolve estudos e discussões clínicas na perspectiva de urgência e emergência para alunos dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia. Atualmente está em fase de planejamento de eventos na área, criação de protocolos e desenvolvimento de cartilhas que levem conhecimento científico a população.

Profa. Dra. Andreza Raquel Barbosa de Farias
Prof.ª Esp. Cintia Maria de Melo Silva
Prof.ª Esp. Eliana Gonçalves Vieira
Prof. Me. Ernando Gouveia Lima Filho
Profa. Dra. Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães
Prof. Dr. José Adelson Alves do Nascimento Junior
Prof.ª Me. Julianne Milena Padilha Rolim
Prof.ª Me. Maria Fernanda Marinho Rodrigues
Prof. Me. Marsilio Brasil De Sá Leite
Prof.ª Me. Natália Cavalcanti De Araújo
Prof.ª Esp. Polyanna Waleska Amorim
Prof.ª Me. Sanielly Jonhara Torres Silva
Prof.ª Esp. Stephanne Fernandes Barbosa

Periódicos do curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada CETE – FIC

Fisioterapia em Movimento – Disponível em: https://www.scielo.br/j/fm/

Fisioterapia & Pesquisa – Disponível em: https://www.revistas.usp.br/fpusp/issue/view/12529

Fisioterapia & Saúde funcional – Disponível em: www.periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/issue/view/1175 

Revista Brasileira de Fisioterapia – Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=1313

Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental – Disponível em: seer.unirio.br/cuidadofundamental/index

Revista Ciência & Saúde Coletiva – Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/#

Ciência, Cuidado e Saúde – Disponível em: www.den.uem.br/contato-1

Acta Fisiátrica – Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/about

Saúde em Debate – Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/about

Pensar a Prática – Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/fef/about

Revista Motrivivência – Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS

CAPES – Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php 

Bibliografia

O Estágio Curricular Supervisionado alça um leque de oportunidades de aprendizagem, de pesquisa e de situações que desenvolve os conhecimentos práticos, sob orientação dos docentes do Curso, o discente entra em contato com os mais diversos conhecimentos da área, o que torna essa atividade de grande relevância para a formação acadêmica integral do discente. Como avaliação das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, o aluno deverá desenvolver e apresentar um Relatório do Estágio curricular supervisionado final.

Os campos de estágios ofertam as necessidades das disciplinas e da região, conforme a áreas de atuação:

I – Estágio Supervisionado em Fisioterapia Hospitalar;

II – Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica;

III – Estágio Supervisionado em Fisioterapia Neurológica Adulto e Infantil;

IV – Estágio Supervisionado em Fisioterapia Cardiopulmonar;

V – Estágio Supervisionado em Fisioterapia Aquática;

VI – Estagio Supervisionado na Atenção Básica;

e VII – Estágio Supervisionado na Saúde do Homem e da Mulher.

Abaixo segue alguns dos parceiros em Estágio Curricular:

  • Hospital:
    • Hospital Infantil Palmira Sales.

 

  • SUS:
  • Prefeitura Municipal de Garanhuns
  • Prefeitura Municipal de Canhotinho

 

Na Faculdade FIC, o Estágio Supervisionado possui regulamento próprio através da Norma nº 005, que está à disposição dos alunos e docentes.