Conheça nossos cursos de graduação

Enfermagem

Modalidade: Bacharelado

Certificação: Diploma de Bacharel em Enfermagem
Forma de Cumprimento: Presencial 
Regime Acadêmico: Semestral

Duração: 5 anos (10 semestres)
Vagas:  200 vagas anuais (Matutino e Noturno)

Endereço de Funcionamento: Rodovia BR 423, Km 79, S/N – Bairro de São José – Garanhuns/PE, CEP: 55.295-130.

Coordenadora: Profa. Dra. Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães

 

O curso de Enfermagem da Faculdade FIC foi projetado para ser integralizado em um período mínimo de 10 (dez) módulos, ou limite mínimo para integralização em 10 (dez semestres) e, no máximo de 15 (quinze semestres).

Em se tratando de modalidade de ensino, ressalta-se que o curso é ofertado no município de Garanhuns 100% presencial, contemplando uma formação holística e com dimensão ampla, envolvendo os níveis de atenção à saúde e o empoderamento da Enfermagem enquanto ciência do cuidar.

Com a chegada do curso de Enfermagem da FIC, além de favorecer o futuro aumento de profissionais na cidade para atender a população de Garanhuns e região, há também o impacto benéfico na saúde local por meio dos serviços ofertados pelo Centro de Assistência Integral e Social da FIC – CAIS, onde encontra-se a Clínica Escola da Faculdade FIC, com atendimento à população na oferta de serviços de Saúde e Direito.

Dessa forma, enfatizando estes dados e legitimando o dever e missão em contribuir com as transformações e as conquistas demandadas pela educação superior na formação dos nossos egressos, na cidade Garanhuns e na microrregião do Agreste Meridional, a Faculdade FIC está preparada para oferecer ao mercado profissionais com uma sólida formação, amparados por um embasamento humanístico que proporciona condições de adquirir uma visão abrangente da realidade e do campo profissional, interferindo com consciência e atendendo a necessidade do mercado, amplamente carente por profissionais de Enfermagem com habilidades técnicas e científicas, que percebam o usuário/paciente na sua integralidade, prestando uma assistência holística e humanizada.

O curso de Enfermagem da Faculdade FIC dispõe de 05 (cinco) Laboratórios Didáticos Básicos: (1) Laboratório de Anatomia Humana, (1) Laboratório de Microscopia, (1) Laboratório de Bioquímica, (1)  Laboratório de Práticas em Saúde(1),  Laboratório de Práticas em Saúde e (1) Laboratório de Informática, usados pelas disciplinas básicas do curso, possibilitando ao aluno a prática laboratorial, de vital importância para sua formação, são espaços onde se pode realizar a articulação entre a teoria e a prática.

Conta também com 02 (dois) Laboratórios especializados: (1) Laboratório de Enfermagem e (1) Consultório de Enfermagem (CAIS), que possibilitam aos alunos a prática laboratorial, de vital importância para sua formação, aliando uma articulação entre a teoria e a prática.

Os Laboratórios de Formação do curso de Enfermagem são destinados para as atividades teóricos – técnicas – práticas, objetivando o embasamento das disciplinas avançadas ofertadas nos semestres finais do curso, através das práticas e pesquisas do referencial didático, propiciando a construção dos conhecimentos e sua aplicabilidade em benefício do processo ensino aprendizagem e da coletividade, a qual o mesmo está inserido. Sendo os laboratórios de formação específica multidisciplinares um lócus que favorece a aquisição e ampliação do conhecimento e o exercício de práticas profissionais.

  • Projeto de Extensão CICATRIZE

Participam deste projeto os acadêmicos do curso de Enfermagem, selecionados via edital publicado pelo NUPEX e tem como proposta o atendimento de pacientes com lesões agudas e crônicas atendidas no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS-FIC) e, concomitantemente a isto, a realização de estudos a partir dos casos atendidos.

Ainda seguindo a proposta de Extensão, na Faculdade FIC há 11 (onze) Ligas Acadêmicas na área de saúde para melhor engajamento dos alunos e professores no fomento de ações sociais, estudo e aperfeiçoamento de temas importantes para a formação acadêmica e profissional dos alunos:

  • Liga Acadêmica de Funcionalidade e Reabilitação Neurológica LAFReN

Tem por objetivo discutir e promover atividades voltadas para funcionalidade e reabilitação neurológica. No âmbito pedagógico a LAFReN trabalha de modo a integrar as disciplinas de Neurofisiologia, Fisioterapia em Neurologia I e Fisioterapia em Neurologia II através de 44 discussões de casos clínicos e rodadas de seminários. No que cerne a pesquisa e extensão, a LAFReN irá iniciar suas atividades junto aos atendimentos que ocorrerão no CAIS-FIC para discussão clínica junto. No que cerne a pesquisa, a LAFReN tem realizado introduções a pesquisa científica e fomentado a elaboração de revisões de literatura pelos discentes. A perspectiva atual é de apresentação destas revisões em eventos locais.

  • Liga Acadêmica de Apoio à Pessoa com Deficiência – LAAPCD

A LAAPCD surgiu com o intuito de aprofundar estudos sobre as necessidades que envolvem pessoas com deficiência, desde seus direitos sociais como também ofertando atendimento fisioterapêutico voluntário à comunidade, suas atividades estão voltadas para crianças com diagnóstico de autismo, colocando o aluno em contato direto com a população, para que possa vivenciar os problemas mais prevalentes. Tem como apoio a INSCAPROS, instituição sem fins lucrativos que presta serviços gratuitos à população de baixa renda no município de Garanhuns-PE.

  • Liga Acadêmica de Anatomia Clínica – LIAAC

A Liga LIAAC tem compromisso quanto ao conhecimento e aprendizado dos acadêmicos, tendo como finalidade a criação de uma linha de pesquisa para cumprir a responsabilidade dos discentes como provedores de saúde. Com os conhecimentos adquiridos pelas diversas atividades da Liga, os componentes da mesma terão a responsabilidade de atuar na sociedade a qual estão inseridos, por vínculos com instituições específicas que compartilham com o objetivo de promover a saúde dos futuros pacientes, aplicando a anatomia no combate de agravos da saúde.

  • Liga Acadêmica de Bioquímica e Biologia Molecular – LIB2M

Tem como objetivo geral contribuir na formação do profissional da saúde durante o curso de graduação, aperfeiçoando suas habilidades e suas atitudes, buscando uma formação científica, humanística e ética, independentemente se o mesmo estará vinculado direta ou indiretamente à especialidade proposta, sem ênfase à especialização, abrangendo o aprendizado adquirido para a promoção da saúde, a gerar várias atuações nos níveis de prevenção e tratamento, colaborando para uma dinamização do processo de ensino-aprendizagem. Além das formações teóricas e treinamentos em laboratório, os membros são incentivados a participar de eventos científicos além de atuar desenvolvendo eventos periódicos presenciais e online onde promovem palestras e oportunizam a produção e divulgação de trabalhos científicos para membros internos e externos a instituição.

  • Liga Acadêmica em Pesquisas em Emergência e Terapia Intensiva – LAPET

Desenvolve estudos e discussões clínicas na perspectiva de urgência e emergência para alunos dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia. Atualmente está em fase de planejamento de eventos na área, criação de protocolos e desenvolvimento de cartilhas que levem conhecimento científico a população.

  • Liga Feminina de Enfermagem

Liga criada com o objetivo de atender a saúde da mulher de forma geral, principalmente na área de obstetrícia. Desenvolve atividades voltadas a conscientização da saúde da mulher, relacionada a importância do pré-natal, aleitamento materno e saúde da mulher e criança no pó- parto. Atua em momentos chaves como o outubro rosa e setembro amarelo. Desenvolve ações junto ao CESMUC – Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança localizado na cidade de Garanhuns.

  • Liga Acadêmica Cuidado Integral à Saúde do Idoso (LIACISI)

O objetivo da Liga é promover à saúde do idoso, aplicando o Cuidado Integral à Saúde do Idoso no combate de agravos à saúde, realizando atividades acadêmicas que possam melhorar a qualidade de vida da população idosa.

Profa. Dra. Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães
Prof.ª Esp. Adyla Nyelle de Matos Vilela Ferreira
Prof.ª Me. Ana Caroline Costa Xavier
Profa. Dra. Andreza Raquel Barbosa de Farias
Prof.ª Me. Angélica Barbosa Arruda Patriota
Prof. Me. Antonio Justino de Arruda Neto
Prof.ª Esp. Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão
Prof. Me. Belarmino Santos de Sousa Junior
Prof.ª Me. Danielle Belmira Ferraz Figueiredo Torres
Prof. Me. Ernando Gouveia Lima Filho
Prof.ª Me. Flávia Gymena Silva de Andrade
Prof.ª Me. Ilza Rafaela de Almeida Pereira
Prof. Dr. José Adelson Alves do Nascimento Junior
Prof. Me. Jones Henrique de Melo Pimentel
Prof. Me. Josival Emanuel Ferreira Alves
Prof.ª Me. Julianne Milena Padilha Rolim
Prof.ª Me. Sanielly Jonhara Torres Silva

A Faculdade Integrada CETE, em sua estrutura acadêmica e curricular, valoriza e incentiva o estágio do discente abrindo espaço para a prática, entendendo que é o caminho para a formação integral do futuro profissional. A necessidade da experiência e vivência profissional enquanto discente em formação, é voz presente em todos os segmentos envolvidos no processo, ou seja, empresas, instituições e o próprio discente. Por outro lado, os benefícios gerados também são absorvidos e integrados de maneira a constituir-se em novas ideias e por muitas vezes em novos empreendimentos.

O Estágio Curricular Supervisionado faz parte da formação acadêmica, como eixo articulador entre teoria e prática. Ao cumprir o estágio supervisionado o educando ultrapassa suas próprias lacunas, testa suas aptidões para o trabalho, desenvolve o comportamento ético em relação às suas atividades profissionais, aprimora seu relacionamento humano, além de constatar sua interação com a escolha profissional.

Desde modo, é um importante instrumento de integração entre teoria, prática e formação profissional. Os estágios são constituídos em períodos de exercício pré-profissional, em que os graduandos desenvolverão atividades fundamentais, profissionalizantes, programadas e projetadas, em áreas relacionadas a formação integral do Enfermeiro, o Estágio Curricular Supervisionado consiste em atividade obrigatória que deve ser realizada pelos discentes no 8º, 9º e 10º semestres do curso.

O processo de estágio passará por diferentes fases que se completam: I. Preparação; II. Observação; III. Atuação; e IV. Relatório Final. O Estágio Curricular poderá ser realizado em instituições e empresas credenciadas, com orientação docente e supervisão local, devendo apresentar programação previamente definida em razão do processo de formação de acordo com a forma de operacionalização aprovado pelo Conselho Superior da Faculdade.

Abaixo segue alguns dos parceiros em Estágio Curricular:

  • Hospital:
    • Hospital Infantil Palmira Sales.

 

  • SUS:
  • Prefeitura Municipal de Garanhuns
  • Prefeitura Municipal de Canhotinho
  • Secretaria do Estado de Pernambuco

 

Na Faculdade FIC, o Estágio Supervisionado possui regulamento próprio através da Norma nº 005, que está à disposição dos alunos e docentes.