FIC FACULDADE INTEGRADA CETE

Caruaru recebe curso gratuito de Ferramentas Digitais para Docentes

A Faculdade Nova Roma promoveu, nessa quarta-feira (07/05), o lançamento do Programa Qualifica Digital – Curso de Ferramentas Digitais para Docentes. O curso, que tem certificação e chancela da FIC Garanhuns (Faculdade Integrada CETE), é voltado para a capacitação de professores e gestores educacionais.

As inscrições para o Programa Qualifica Digital são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de maio, via link. As aulas iniciam no dia 17 de maio. A formação, que conta com 40h/aula, é dividida em três módulos (Letramento de Dados para Personalização do Ensino; Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes na Educação; além de Liderança e Gestão da Mudança Educacional), no formato híbrido, com aulas presenciais aos sábados, de 08h às 12h, no Campus Caruaru da FNR.

Lançamento – O evento, que reuniu representantes de instituições de ensino da região, no Campus Caruaru da FNR, contou com palestra do professor Thomás Tabosa sobre “O uso de IA na Educação Básica”. O especialista é um dos principais nomes no ensino da Inteligência Artificial da Faculdade Nova Roma. “A ideia é entender os benefícios e maléficos da Inteligência Artificial, a fim de usá-la de forma consciente”, esclareceu o docente, que trouxe reflexões sobre como a IA pode impulsionar a educação no ensino.

Qualifica Digital – De acordo com a coordenadora de Carreiras da FNR e da FIC, Cristiane Carla, a formação tem o objetivo principal de formar líderes da transformação digital nas escolas. “Os profissionais vão poder fazer isso por meio de análise de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, a fim de otimizar processos pedagógicos e administrativos, promovendo a melhoria da aprendizagem”.

Ainda durante o lançamento, o diretor acadêmico das instituições, Humberto Rochimin, comentou sobre a criação do Programa Qualifica Digital. “Temos um questionamento: enquanto professores, estamos prontos para enfrentar os desafios que a era digital traz? A Inteligência Artificial veio para ajudar ou atrapalhar? E mais, qual o aluno, hoje, que não usa a IA? Até que ponto as informações disponibilizadas pela IA são confiáveis? Foram esses questionamentos que motivaram a criação do Qualifica Digital, uma vez que está imerso neste mundo é muito mais que saber mexer no celular”.

Já o diretor administrativo das instituições, Georges Freire, complementou: “Como professor, fiz especialização em Metodologia do Ensino Superior, o que me qualificou para trazer metodologia para aqueles professores que estão qualificados, mas necessitam de didática. Por isso, a ideia de formar os profissionais para o mercado de trabalho da região”.

Mais noticias