A I Exposição de Direitos Humanos da Faculdade Integrada CETE – FIC Garanhuns aconteceu nessa segunda-feira (02/12). A exposição contou com a apresentação de temas de pesquisa que destacam a temática dos Direitos Humanos das minorias e grupos vulneráveis, dos refugiados, das crianças e adolescentes, dos povos indígenas e comunidades tradicionais e das pessoas em situação de rua. Também houve a exposição de temas que enfatizam o Direito Internacional Penal, as Leis de Autoanistia e a Justiça de Transição, os Direitos Comunicativos e o Acesso Livre à Internet.
A exposição e apresentação dos banners foi resultado da submissão de resumos simples dos temas de pesquisas estudados pelos alunos da disciplina de Direitos Humanos do curso de Direito e aconteceu durante o encerramento da disciplina.
A professora que leciona Direitos Humanos na FIC, Marília Mendonça, explica que o estudo sobre Direitos Humanos ensina valores que fundamentam a dignidade humana, a igualdade e a liberdade, tão necessários ao convívio em sociedade. “Nesta exposição, fomos convidados a refletir sobre questões que atravessam as fronteiras da raça, gênero, etnia, classe social e outros aspectos da identidade humana. Fomos desafiados a olhar para a violência, para a discriminação, para as desigualdades e também para as esperanças, para a luta constante pela liberdade, pela inclusão e pela justiça”.
A docente completou afirmando que a missão de todos os participantes, como acadêmicos, educadores e cidadãos, é a de não apenas entender esses direitos como um conjunto de normas e leis, mas como um compromisso ético e humano que exige um engajamento ativo, seja em sala de aula, nas ruas ou em qualquer espaço que se ocupe. “Vale ressaltar que a educação, neste contexto, desempenha um papel central, pois é através dela que podemos fomentar a consciência crítica, empoderar as pessoas e sensibilizar para as questões que afetam a dignidade humana”.