FIC FACULDADE INTEGRADA CETE

Curso de Direito da FIC Garanhuns garante nota máxima no MEC

O curso de Direito da Faculdade Integrada Cete – FIC Garanhuns acaba de garantir nota máxima no MEC, sendo a primeira instituição de ensino da região Agreste de Pernambuco a conquistar a nota 5 em Direito. A nota máxima no MEC (5) é a pontuação de excelência que um curso atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação. Para indicar a nota, o MEC toma como base parâmetros como instalações físicas, plano de desenvolvimento institucional, gestão da instituição, corpo de colaboradores, além de política de ensino para graduação e pós-graduação.

O curso de Direito da FIC Garanhuns é 100% presencial e conta com profissionais de excelência à frente do corpo de colaboradores e de docentes, a exemplo de um Juiz Federal. Assim, é possível preparar os alunos para a pesquisa e escrita científica, com estudos de caso, para a apresentação, inclusive, nos eventos promovidos pela instituição de ensino, como destaca o diretor acadêmico da FIC, Humberto Rochimim. “Exemplo disso é o Simpósio Jurídico, maior evento da área em Garanhuns, que já está na quarta edição e conta com palestras magnas, painéis, minicursos/ oficinas práticas, sessões interativas e apresentações de trabalhos em diversas áreas do Direito; além de outros eventos como o Café Jurídico, o Carreiras Jurídicas e diversas outras rodas de conversa, que contam sempre com a presença de profissionais gabaritados, que vêm para somar as respectivas experiências à formação dos nossos alunos”.

Um grande diferencial do curso de Direito da FIC Garanhuns é que os alunos são preparados, desde os primeiros períodos, para serem inseridos no competitivo mercado de trabalho. A coordenadora do curso de Direito, Sinaly Monteiro, cita, inclusive, o trabalho do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da FIC Garanhuns, que funciona no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS), com ajuda legal gratuita à comunidade, em diversas áreas do Direito. “Na área cível, oferecemos orientações sobre contratos, mediação de conflitos, divórcios, guarda de crianças e pensão alimentícia, além de questões de adoção e emancipação. Também ajudamos com compra e venda de imóveis, locações, disputas de propriedade e defesa do consumidor em problemas com fornecedores, assim como na negociação e renegociação de dívidas. Além disso, o NPJ também cuida de casos de direito penal, atendendo situações que vão para o Juizado Especial Criminal, como ameaças, lesões corporais leves e delitos de menor gravidade”.

Para tanto, a instituição de ensino não poupa em investimentos, não somente em colaboradores e corpo docente qualificado, mas em infraestrutura física e tecnológica completa a serviço do aluno, como enfatiza o diretor financeiro da FIC Garanhuns, Georges Freire. “Estamos sempre em busca e abertos a todo e qualquer tipo de inovação que venha a somar na formação acadêmica e a facilitar o ingresso do aluno FIC no competitivo mercado de trabalho. Assim, contamos ainda com o Setor Com VC em parceria com o NAAE (Núcleo de Acessibilidade e Apoio ao Educando) e com o NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão), além do Carreiras – Agência de Empregabilidade e Apoio ao Aluno e do Hub FIC – Incubadora de Novas Ideias. Tudo isso tem um alto custo operacional, que não poupamos em oferecer aos nossos alunos, pois sabemos onde eles devem chegar e essa é uma das nossas preocupações”.

Mais noticias